fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Mazda leva gama eletrificada à Alfândega do Porto

A Mazda vai estar presente na sexta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que tem lugar entre amanhã e domingo, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Serão quatro os concessionários Mazda envolvidos no SAHE – Auto Sueco Automóveis, MCoutinho, Cardan e Santos da Cunha II – e que irão proporcionar aos visitantes um primeiro contacto com os três modelos que a marca nipónica leva ao certame, não só nas habituais sessões de test-drive, por percursos desenhados nas imediações da Alfândega do Porto, como pela prestação das informações referentes a cada um.

A Mazda apostará assim em três automóveis que, segundo o comunicado, ilustram a sua actual estratégia em Portugal ao nível da hibridização e electrificação: o recém-lançado Mazda CX-60 PHEV, novo porta-estandarte da marca de Hiroshima e a sua primeira proposta na vertente dos modelos plug-in híbridos; o modelo 100% elétrcio Mazda MX-30; e o Mazda2 Hybrid, o mais recente modelo a integrar a sua oferta mild-hibrid.

O Mazda CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV, lançado em Portugal no início de Setembro e apontando ao segmento SUV premium, é o novo topo de gama da marca e representa a sua primeira proposta com tecnologia híbrida plug-in integral. É, de acordo com a Mazda, o automóvel de maior importância que introduz no mercado desde há cerca de uma década, associando o design exterior e interior inspirado no artesanato japonês às inovações tecnológicas “centradas no ser humano”, além de uma motorização “de estatuto mundial”.

Integrada na nova estrutura Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture da Mazda está a nova motorização plug-in híbrida, combinação de uma versão modificada do motor de quatro cilindros Skyactiv-G de 2,5 litros, a gasolina e de injecção direta (potência máxima de 141 kW/191 cv às 6.000 rpm; 261 Nm de binário às 4.000 rpm), com um motor elétrico de grande dimensão (129 kW/175 cv de potência e 270 Nm de binário, também às 4.000 rpm), associado a uma bateria de iões de lítio de 355 V e 17,8 kWh. O conjunto é complementado por uma também nova caixa automática de 8 velocidades. Com uma potência total de 241 kW/327 cv e binário de 500 Nm, o CX-60 PHEV é o modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos e atinge uma velocidade máxima (limitada) de 200 km/h. A autonomia elétrica é de 60 km, circulando a 100 km/h ou menos.

O segundo modelo que a Mazda leva ao SAHE é o MX-30 e-Skyactiv, o primeiro veículo de produção 100% eléctrico da marca nipónica. Recentemente, o modelo foi alvo de um upgrade técnico, ao nível dos carregamentos e dos equipamentos inerentes, passando a suportar carregamentos AC trifásicos de 11 kW e evoluindo os carregamentos rápidos DC, com aumento de carga máxima aceite de 40 para 50 kW, reduzindo-se para 26 minutos o tempo de carregamento (cerca de 10 minutos menos do que na anterior versão).

Conta com um bloco eléctrico e-Skyactiv AC síncrono e uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, com uma potência máxima de 107 Kw/145 cv e um binário máximo de 270,9 Nm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e a sua autonomia é de 200 km (265 km em ambiente urbano).

Finalmente, o Mazda2 Hybrid, disponível em Portugal desde o início do ano, é o primeiro modelo da gama Mazda dotado com tecnologia de propulsão 100% híbrida, resultante da combinação entre o motor a gasolina de três cilindros com 1490 cc e uma potência de 93 cv/68 kW, e o motor eléctrico de 59 kW, para uma potência combinada do sistema de 116 cv/85 kW. Veículo compacto do segmento B, opera, no arranque e automaticamente, em modo 100% eléctrico. Em condução normal, a potência advém do bloco a gasolina e do motor eléctrico, com consumos entre 3,8 aos 4,0 l/100 km.

Show More