fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Opel abre encomendas do Astra GSe e Grandland GSe

São potentes, dinâmicos e eletrificados – e também já podem ser encomendados. É desta forma que a Opel anuncia o início da fase de comercialização do Astra GSe de cinco portas e do Grandland GSe, as primeiras propostas híbridas plug-in sob a chancela da sua nova submarca de performance eletrificada.

“O nome ‘Grand Sport Electric’ traz consigo uma promessa: os nossos novos modelos topo de gama irão eletrificar os clientes. Equipados com tecnologias de ponta, oferecem uma condução particularmente dinâmica, combinada com um grande sentido de responsabilidade. Isto é assegurado pelos potentes propulsores híbridos ‘plug-in’ sem emissões locais. Com estes modelos, estamos consistentemente a prosseguir com a nossa estratégia de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028, bem como uma que continua a escrever a história com veículos emocionais”, declarou o CEO da Opel, Florian Huettl.

O Astra GSe apresenta-se com uma potência total de 165 kW (225 cv) – o motor de 1,6 litros de quatro cilindros fornece 133 kW (180 cv) e o motor elétrico contribui com até 81,2 kW (110 cv) – e um binário máximo de 360 Nm. O hatchback desportivo de cinco portas acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo puramente elétrico). A bateria de iões de lítio de 12,4 kWh permite-lhe percorrer até 64 quilómetros (WLTP) em modo elétrico.

O novo Grandland GSe, por sua vez, reúne a potência do motor 1,6 litros turbo, a gasolina, com 147 kW (200 cv) e um motor elétrico em cada eixo – com potência de 81,2 kW (110 cv) no dianteiro e 83 kW /113 cv) no eixo traseiro – para uma potência combinada máxima de 221 kW (300 cv) e tração integral permanente. A Opel assegura que apresenta os melhores valores de aceleração da classe num arranque: cumpre o sprint de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, e tal como o Astra GSe, pode atingir uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo puramente elétrico). A bateria de 14,6 kWh confere-lhe uma autonomia elétrica de 63 quilómetros.

A Opel afirma ainda que os recém-chegados modelos GSe “estabelecem uma nova referência ao nível do chassis”. Comparativamente ao Astra, a versão GSe foi concebida para ser mais ágil e precisa: o chassis foi rebaixado em 10 milímetros, a direção, suspensão e travões respondem de forma mais direta e a tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping) permite diferentes características de amortecimento, dependendo da situação.

Em termos estéticos, a marca germânica destaca o Opel Vizor, a nova secção dianteira que serve de assinatura aos seus modelos eletrificados, bem como as jantes de liga leve de 18 polegadas com acabamento brilhante/preto do Astra GSe e de 19 polegadas do Grandland GSe, e o difusor traseiro especial.

Com o seu design arrojado e puro que inclui o Opel Vizor, tanto a nova geração Astra como o Grandland fazem uma clara afirmação. Os destaques característicos dos GSe dão agora aos dois modelos de topo ainda mais expressividade e um visual único em todos os aspetos. Inspiradas no Manta GSe totalmente elétrico, as jantes de liga leve de 18 polegadas com acabamento brilhante/preto do Astra GSe, bem como as de 19 polegadas do Grandland GSe, sublinham imediatamente a abordagem adotada pela Opel, tal como o fazem a secção dianteira específica GSe, as letras que identificam a versão GSe na porta traseira e o difusor traseiro especial.

No interior, o condutor e o passageiro da frente dispõem de bancos desportivos aquecidos GSe em Alcantara e com certificação AGR. O volante também é aquecido.

A nível de sistemas de assistência à condução, o Astra GSe está equipado de série com o sistema Intelli-Drive 1.0 com alerta de colisão frontal e travagem de emergência ativa, deteção de peões e de sonolência, aviso de saída da faixa de rodagem e assistente de sinais de trânsito, alertas de tráfego transversal e de ângulo morto lateral e ainda o assistente automático de velocidade com função de paragem. O estacionamento pilotado, dianteiro e traseiro, bem como a câmara de 360 graus Intelli-Vision apoiam o condutor durante as manobras.

Os passageiros dos modelos GSe dispõem de sistema de navegação e multimédia compatível com Apple CarPlay e Android Auto e que inclui o ecrã tátil a cores, bem como o ecrã de informação do condutor, ambos de 10 polegadas (painel de instrumentos de 12 polegadas no Grandland GSe).

O Opel Astra GSe está disponível a partir de 51.090 euros e o Opel Grandland GSe a partir de 60.932 euros. A Opel anunciará posteriormente os preços para a station wagon Astra GSe Sports Tourer.

Show More