A Hertz e a Uber anunciaram a expansão para a Europa da sua parceria na América do Norte, através da qual a Hertz disponibilizará até 25.000 veículos elétricos para motoristas da Uber em várias capitais europeias, até 2025.
A Hertz tem como objetivo formar uma das maiores frotas de automóveis elétricos para aluguer do mundo, e afirma que esta parceria com a Uber, que por sua vez procura tornar-se uma plataforma de emissões zero na Europa e na América do Norte até 2030, é um elemento-chave desta estratégia.
Nos Estados Unidos, a parceria garantiu aos motoristas da Uber acesso a 50.000 alugueres de veículos Tesla da frota Hertz, que completaram mais de 24 milhões de viagens e percorreram mais de 418 milhões de quilómetros sem emissões.
A expansão europeia da parceria entre as duas empresas terá início em Londres, ainda durante o mês de janeiro, onde a Hertz espera acrescentar mais 10.000 EV à sua oferta, até 2025. A capital britânica é líder em na utilização de veículos elétricos por motoristas da Uber, com 7.000 EV a percorrerem 15% do total de quilómetros realizados através da plataforma naquela cidade.
A parceria prevê a expansão para outras capitais da Europa, incluindo Paris e Amesterdão, durante os próximos meses. A Hertz e a Uber prometem mais detalhes “oportunamente”, mas revelaram já que, entre os veículos disponibilizados aos motoristas da plataforma, se incluem os modelos Tesla Model 3 e Polestar 2.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, afirmou: “Como a maior plataforma de mobilidade do mundo, sabemos que o nosso impacto vai além da nossa tecnologia. A mudança climática é o desafio global mais urgente que todos devemos enfrentar juntos – agora é a hora de acelerar. Expandir a nossa parceria com a Hertz para a Europa impulsionará significativamente a nossa transição para emissões zero, ajudando os motoristas a reduzir os custos de operação e a limpar o transporte urbano. O nosso objetivo é tornarmo-nos uma plataforma 100% elétrica em toda a Europa até 2030”.
Do lado da Hertz, o CEO Stephen Scherr disse: “A Hertz continua a acelerar no caminho rumo à sustentabilidade e a nossa parceria com a Uber avança significativamente esse objetivo. Ao disponibilizar veículos elétricos para motoristas de ride-hailing, não apenas contribuiremos para reduzir as emissões nas cidades europeias, mas também expandiremos as oportunidades para que as pessoas experimentem os benefícios da eletrificação. À medida que a Hertz investe para criar uma das maiores frotas de veículos elétricos do mundo, a nossa parceria com a Uber garantirá que continuaremos a liderar num cenário de mobilidade em rápida mudança em toda a Europa”.