A Honda renovou a linha Jazz, que inclui o Jazz e o Jazz Crosstar, com alterações em todas as versões e a adição de uma nova versão Advance Sport, além de melhorias a nível do sistema híbrido e:HEV.
Nesta quarta geração, o renovado Jazz e:HEV mantém dois motores elétricos e um motor a gasolina, mas a Honda afirma ter aperfeiçoado todos os aspetos do sistema para aumentar a eficiência, o desempenho e a condução.
O motor a gasolina de 1,5 litros que equipa o Jazz e o Jazz Crosstar ganhou 7 kW (10 cv), para produzir agora um máximo de 79 kW (107 cv). O binário mantém-se a 131 Nm. Já o motor de transmissão elétrica teve um aumento de 10 kW (14 cv), tendo a sua potência total aumentado para 90 kW (122 cv).
A transmissão automática do Jazz e:HEV também foi revista, “para melhorar a suavidade de condução e proporcionar uma experiência de condução mais envolvente”, de acordo com a Honda.
Esta quarta geração do Jazz acrescenta ainda a capacidade de reboque até 500 kg, para acomodar pequenos reboques ou porta-bicicletas.
O pequeno citadino da Honda mantém a liderança na classe do espaço interior. A maximização do espaço no habitáculo é conseguida através do posicionamento do depósito de combustível no centro do chassis sob os bancos dianteiros, uma arquitetura única na classe. Esta característica permite ao Honda Jazz manter os bancos traseiros que oferecem diferentes posições – rebatíveis ou flip-up – dependendo do espaço de carga necessário.
Os novos Jazz e Jazz Crosstar também incluem melhorias a nível de segurança e apoio à condução. A câmara frontal tem uma amplitude maior e maior definição, permitindo uma melhor perceção do ambiente circundante, incluindo o reconhecimento de bermas sem passeios ou marcações na estrada, ao mesmo tempo que os sistemas de segurança ativa foram atualizados para reduzir a intrusão na condução.
A função Traffic Jam Assist, agora melhorada para incluir apoio à direção a partir de 0 km/h, reduz a sobrecarga sob o condutor ao conduzir no trânsito e aumenta a proteção contra colisões.
Estes sistemas de assistência ao condutor complementam os dez airbags padrão, incluindo os airbags para o joelho do ocupante da frente e os airbags centrais. A Honda declara que os dois modelos irão ter as mesmas tecnologias de segurança ativa e apoio à condução que receberam a classificação máxima de cinco estrelas em 2020 nos testes de segurança Euro NCAP.
A gama do Honda Jazz inclui as versões Elegance e Advance, que nesta quarta geração apresentam algumas atualizações a nível de design exterior: uma grelha mais definida e faróis mais escuros, e para-choques dianteiros e traseiros mais estruturados complementados por secções inferiores texturadas.
O Honda Jazz Crosstar também apresenta várias alterações no exterior, incluindo um novo acabamento para as jantes de liga leve e uma nova cor exterior: Fjord Mist Blue.
No interior, as versões Elegance e Advance apresentam alterações ao nível da cor, materiais e opções de acabamento. Por sua vez, o interior do novo Honda Jazz Crosstar apresenta novos estofos, um novo acabamento do tablier e da consola central, bem como alterações nos painéis da porta e um volante minimalista de dois raios.
Existe ainda uma terceira versão Advance Sport, com apontamentos que conferem um visual mais desportivo: um acabamento único ao nível design do para-choques dianteiro, uma grelha desportiva, espelhos pretos brilhantes e jantes de liga leve de 16″.
No interior, a versão Advance Sport também beneficia de melhorias específicas, nomedamente os estofos em camurça sintética preta e couro sintético cinzento e um novo volante de três raios.
As vendas dos novos Honda Jazz e Jazz Crosstar para os mercados europeus estão previstas para o início de 2023.