O Euro NCAP apresentou hoje o resumo do ano de 2022 e reflete nas principais tendências emergentes da indústria automóvel. Num ano em que o programa realizou um número recorde de testes de segurança, 1 em cada 3 automóveis testados foram automóveis elétricos a bateria, e estes também arrecadaram a maior parte dos prémios ‘Melhor da Classe’.
Ao longo de 2022, o Euro NCAP publicou um total de 73 classificações de segurança, 67 das quais para modelos novos. Destes, 65 modelos referiram-se a veículos com a especificação de segurança mais baixa da gama e duas classificações para modelos com equipamento opcional. Seis classificações reportam-se a variantes de modelos testados anteriormente.
O Euro NCAP refere que 2022 foi um ano excepcionalmente desafiador para a indústria, já que o setor teve de lidar com novas regulamentações de segurança, emissões e cibersegurança, e também com as repercussões económicas da invasão da Ucrânia, do Brexit e desafios relacionados com a escassez de semicondutores, matérias-primas e mão-de-obra. Por este motivo, o Euro NCAP adiou a introdução de novos protocolos até o início de 2023.
Em virtude deste ano adicional, o Euro NCAP refere que, na generalidade, os modelos mais recentes pontuaram muito bem nos critérios avaliados: 15 dos 65 novos modelos testados (22%) receberam quatro estrelas, enquanto 50 modelos (78%) receberam a pontuação máxima de cinco estrelas.
Os dados do Euro NCAP confirmam a rápida expansão do mercado de veículos elétricos. 22 dos 65 novos modelos testados (34%) foram automóveis elétricos a bateria.
Estes arrecadaram também cinco das seis categorias dos prémios ‘Melhor da Classe’ do Euro NCAP: o Hyundai IONIQ 6 e o Ora Funky Cat são, respetivamente, o ‘Grande Familiar’ e o ‘Pequeno Familiar’ mais seguros; o Tesla Model S é o melhor ‘Executivo’; e o Tesla Model Y recebeu, simultaneamente, a melhor classificação nas categorias ‘Pequeno Todo-Terreno’ e ‘Puro Elétrico’. A categoria remanescente, ‘Grande Todo-Terreno’, foi ganha pelo híbrido plug-in Coffee 01, da marca chinesa Wey.
Em 2022, sete marcas fizeram a sua estreia no Euro NCAP – seis das quais provenientes exatamente da China –, refletindo a entrada de muitos novos fabricantes no mercado europeu, em grande medida devido à popularidade crescente dos veículos elétricos.
A nível de equipamentos de segurança, o Euro NCAP refere que os airbags centrais para prevenir ferimentos nos ocupantes dos bancos dianteiros em colisões laterais no lado oposto são um elementos que os fabricantes mais têm em conta. Dos 65 automóveis novos examinados, 47 (72%) incluiam já airbags centrais dianteiros de série.
Também os sistemas de monitorização da atenção do condutor são cada vez mais comuns. Em 2022, 61 dos 65 novos automóveis testados (94%) incluía um sistema de deteção deste tipo: 53 atráves da monitorização dos inputs no volante e/ou posição no automóvel na faixa de rodagem, e 9 através do rastreamento direto do olho do condutor ou uma combinação dos dois métodos.
“Para o Euro NCAP, 2022 também marcou 25 anos a tornar os carros mais seguros. Olhando para trás, para o progresso que fizemos com os nossos patrocinadores, laboratórios de teste e parceiros, e como a segurança parece diferente para os consumidores de hoje quando testamos carros – estamos muito orgulhosos do que conquistámos”, refere Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP. “Em 2023 temos grandes desenvolvimentos pela frente, incluindo um passo real no caminho para a [estratégia de segurança rodoviária] Vision Zero, com novos protocolos em testes de carros que considerarão as implicações mais amplas em utilizadores vulneráveis da estrada, mas também a consideração de um novo grupo-alvo que será anunciado posteriormente durante o ano”, conclui.