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Peugeot e-3008 chega depois do verão com 700 km de autonomia

A Peugeot realizou, na semana passada, o e-Lion Day, no qual apresentou o seu projeto e-Lion, a estratégia que norteará a transição para a eletrificação.

Durante este ano, a marca francesa concluirá a eletrificação de toda a sua gama de veículos, antes de, em 2025, ter no seu portefólio uma gama 100% elétrica. Finalmente, em 2050, todos os modelos Peugeot vendidos na Europa serão exclusivamente elétricos.

Assim, nos próximos dois anos, a Peugeot irá apresentar cinco novos modelos elétricos: e-308 e a variante station wagon e-308 SW, e-408, e-3008 e e-5008.

Os 308 e 308 SW elétricos serão alimentados por um novo motor elétrico, que desenvolverá uma potência de 115 kW (156 cv), e terá uma autonomia WLTP superior a 400 km, graças a um consumo médio de energia de 12,7 kWh.

O novo Peugeot e-3008 será apresentado publicamente na segunda metade de 2023. Será o primeiro automóvel construído sobre a plataforma STLA Medium da Stellantis, e a marca francesa promete já uma autonomia máxima de 700 km e a inclusão de uma versão de motor duplo.

O Peugeot e-5008 deverá ser apresentado apenas no próximo ano.

Para já, a Peugeot está a introduzir a nova tecnologia híbrida MHEV 48V, que será implementada a partir deste ano nos modelos 208, 2008, 308, 3008, 5008 e 408. O sistema é constituído por um motor PureTech de nova geração, com 100 cv ou 136 cv, associado a uma caixa de 6 velocidades eletrificada de dupla embraiagem (E-DCS6), e um motor elétrico de 21 kW.

A marca francesa explica que esta tecnologia gera um maior binário a baixa rotação e uma redução de 15% no consumo de combustível. Em ambiente urbano, um C-SUV equipado com este sistema híbrido pode funcionar mais de metade do tempo em modo 100% elétrico.

Além das motorizações eletrificadas, o plano da Peugeot abrange iniciativas e estratégias em outras áreas, incluindo na estrutura global do automóvel e materiais utilizados. Neste ponto, os planos da marca passam pela redução do peso e do desperdício através de diferentes técnicas, como, por exemplo, a substituição dos pretos e cromados por iluminação e vidro, assentos mais leves e menos espessos, com tecidos mais finos, e recurso a vários materiais reciclados, entre os quais a liga das jantes.

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