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Renault Espace: o monovolume que deixou de o ser

A Renault apresentou o novo Renault Espace, a sexta geração do icónico monovolume originalmente lançado há 40 anos e que agora… passa a ter dois volumes, adoptando linhas mais próximas de um SUV.

O novo Renault Espace mantém as opções de 5 ou 7 lugares e continua a ser o modelo mais espaçoso da marca francesa. Construído sobre a plataforma modular CMF-CD da Alliance, tem 4,72 metros de comprimento – 14 cm a menos que a geração anterior – e o habitáculo cresce, com 2,48 metros de comprimento até à terceira fila.

A Renault afirma que, além do espaço, a modularidade é outra das características principais do Espace. A segunda fila de assentos – constituída por duas unidades independentes rebatíveis, divididas numa proporção de 2/3 – 1/3 – pode recuar até 220 mm, oferecendo aos passageiros até 321 mm de espaço para os joelhos; e reclinar-se até 31º para maior conforto.

Os passageiros da terceira fila – disponível gratuitamente mediante encomenda – dispõem da funcionalidade Easy Access, que lhes permite facilmente rebater ou ‘empurrar’ os bancos da segunda fila.

Todos os lugares dispõe de pré-tensores nos cintos de segurança, luzes de teto com interruptor de toque e portas de carregamento USB-C.

O espaço da bagageira varia dos 159 litros na variante de 7 lugares com os bancos da terceira fila levantados, até 1.818 na variante de 5 lugares com os bancos da segunda fila rebatidos.

O teto panorâmico – opcional – tem 1,33 m de comprimento e 0,84 m de largura. O vidro possui um revestimento que filtra os raios UV e a maioria dos raios infravermelhos, evitando calor e luminosidade excessivos no habitáculo.

A nível de motorização, a Renault disponibiliza somente a opção híbrida E-Tech Full Hybrid de 200 cv, que combina um motor a gasolina de 3 cilindros e 1.2 litros, com 130 cv (96 kW) de potência e 205 Nm de binário, e dois motores elétricos: o principal, de propulsão, com 50 kW (70 cv) alimentado por uma bateria de 2 kWh/200 V; e o secundário, que funciona como gerador para iniciar o motor térmico e operar as mudanças de velocidades.

A caixa de velocidades automática multimodal integra duas mudanças do motor elétrico com quatro mudanças do motor de combustão, resultando em distintas combinações que se adaptam ao tipo de condução para reduzir consumos e emissões de CO2 e “maximizar (…) o prazer de condução”.

O novo Renault Espace estará disponível com três níveis de acabamento e equipamento, desde a versão de entrada Techno – que inclui ecrã OpenR de 24 polegadas, porta traseira elétrica, carregador de telefone sem fios, jantes de 19 polegadas, sistemas Isofix nos bancos esquerdo e direito na segunda fileira e pack de segurança com sistema de alerta de ângulo morto –, a variante Iconic e a opção mais desportiva Esprit Alpine.

O Renault Espace será produzido em Espanha, na fábrica que a marca francesa opera em Palencia e que foi alvo de investimentos importantes para melhorar as capacidades a nível de montagem e pintura, bem como as credenciais ambientais. As encomendas em Portugal têm início a 17 de abril, com as primeiras unidades a chegarem às mãos dos clientes a partir de outubro.

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