fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Dolphin e Seal: BYD complementa gama europeia com dois novos modelos

A BYD anunciou o lançamento dois novos automóveis no mercado europeu, que se juntam aos três modelos já comercializados pelo fabricante chinês no ‘velho continente’.

Depois do Atto 3 e do Tang – respetivamente, um C-SUV e um SUV executivo de 7 lugares –, e do sedan executivo Han, a BYD complementa a sua linha europeia com o Dolphin e o Seal, que devem as suas denominações ao facto de serem os primeiros modelos europeus da série ‘Ocean’. Os dois modelos utilizam a arquitetura ‘BYD e-Platform 3.0’ e utilizam a tecnologia de baterias de fosfato de ferro-lítio (Blade Battery) desenvolvida pela empresa.

O BYD Dolphin é um hatchback familiar compacto (segmento C), “ágil e versátil”, que oferece aos consumidores europeus uma opção totalmente elétrica “prática e acessível”, com uma autonomia “tranquilizadora”. De tração dianteira (motor elétrico de 150 kW), está equipado com uma bateria de 60 kW que lhe permite percorrer até 427 km (WLTP) com uma carga completa. Suporta carregamentos até 88 kW DC, necessitando de 29 minutos para carregar a bateria de 30% a 80%. Inclui, de série, uma bomba de calor e a tecnologia vehicle-to-load (V2L), que lhe permite carregar pequenos equipamentos elétricos.

O BYD Seal é um sedan do segmento D descrito como “altamente estilizado, desportivo e dinâmico”, equipado com tecnologia avançada. Estará disponível com tração traseira ou integral, com as duas versões a partilharem a mesma bateria de 82 kWh, para autonomias (WLTP) de 570 km e 520 km, respetivamente. A BYD antecipa que a versão bimotor terá uma potência combinada de 390 kW (531 cv).

O Seal utiliza a tecnologia Cell-to-Body (CTB), com a bateria integrada na base da carroçaria, numa estrutura ‘tipo sanduíche’. A marca chinesa explica que isto permite que a carroçaria seja mais baixa e aerodinâmica, e mais rígida, aumentando a segurança. Possibilita ainda um design com mais espaço de habitáculo, devido ao volume reduzido da bateria. Suporta carregamentos até 150 kW DC (30%-80% em 26 minutos) e, tal como o Dolphin, integra, de série, uma bomba de calor e a V2L.

Michael Shu, diretor administrativo da BYD Europe, declarou: “Tenho o prazer de anunciar a chegada de mais dois veículos inovadores para os nossos clientes europeus. Após o lançamento da marca BYD na Europa com o BYD Tang E-SUV, o BYD Han E-sedan e o BYD Atto 3 C-SUV, a resposta dos clientes e revendedores tem sido incrível. Estamos agora a intensificar a marcha, apresentando mais dois novos veículos inovadores que apresentam tecnologia de veículos elétricos de ponta. O BYD Dolphin é um carro altamente eficiente e tecnologicamente avançado com recursos premium e altos níveis de equipamento padrão. O BYD Seal eleva a fasquia com um desempenho incrível e mostra o nosso compromisso com a segurança, com a nossa primeira aplicação da tecnologia Cell-to-Body. Estes dois modelos oferecem mais opções e valor aos consumidores nos importantes segmentos de mercado de volume”.

O BYD Dolphin chegará às lojas da BYD na Europa em junho, com o Seal a juntar-se três meses mais tarde, em setembro.

Show More