A Kia lançou oficialmente a sua fábrica exclusivamente dedicada à produção de veículos elétricos a bateria para fins específicos (Purpose Built Vehicle, PBV). A nova unidade de produção em Hwaseong, província de Gyeonggi, na Coreia do Sul.
A Kia vai investir cerca de um bilião de won (cerca de 685 milhões de euros) para garantir 40 mil hectares de terreno para instalar a fábrica, onde prevê iniciar a produção em série no segundo semestre de 2025. A empresa planeia fabricar 150 mil unidades no primeiro ano completo, com potencial de expansão, em função das condições futuras do mercado.
A marca coreana declara que a nova fábrica de PBV será construída como uma unidade de produção amiga do ambiente, que aplica tecnologias de fabrico inovadoras e de vanguarda, visando a redução das emissões de carbono. Irá igualmente adotar um conjunto de tecnologias que inclui sistemas de produção digital, através das E-FOREST technologies, um ecossistema de fábrica que procura obter inovação nos métodos de fabrico através do estabelecimento de uma ligação orgânica entre todos os elementos, com vista a assegurar mais valor para o consumidor.
A Kia explica que um dos processos de fabrico inovadores a implementar na nova fábrica de PBV é designado por ‘método celular’ (ou ‘de célula’), que permite a produção de viaturas com base nas diferentes exigências dos clientes. A metodologia consiste numa estratégia de disposição de processos que agrupa máquinas ou estações de trabalho utilizadas para fabricar produtos ou peças semelhantes. A finalidade é criar um processo de fabrico mais eficiente e flexível, reduzindo a distância que os materiais e produtos têm de percorrer durante a produção. Com o método celular, as máquinas são dispostas de forma a otimizar o fluxo de materiais e produtos entre as estações de trabalho, tendo como objetivo minimizar o tempo de inatividade, reduzir os custos e aumentar a produtividade.
O sistema de produção desta fábrica de PBV unifica o método celular com o sistema tradicional de transporte na produção em série, permitindo, segundo a Kia, um fabrico flexível e com um maior nível de personalização de vários tipos de produtos.
A fábrica será construída com vista à diminuição das emissões de carbono. Por exemplo, o processo de pintura é realizado numa cabina seca e com aproveitamento de luz natural, reduzindo as emissões de carbono em cerca de 20% comparativamente aos processos tradicionais. O nível de ruído será também reduzido.
A Kia destaca ainda a automação dos processos de instalação de componentes com recurso a aprendizagem de máquina e inteligência artificial (IA), da inspeção da qualidade da pintura sob o veículo e da instalação de peças (tais como vidros, designação do modelo e logótipo da marca). A análise de dados da qualidade será avaliada automaticamente e em tempo real para, caso necessário, corrigir de forma autónoma e imediata a carroçaria do veículo.
Com base no trabalho desenvolvido em Hwaseong, a Kia planeia mostrar o primeiro modelo da gama específica de PBV, denominado SW (designação de projeto): um PBV de tamanho médio construído com base na plataforma de tipo skate ‘eS’, exclusiva para PBV elétricos a bateria, que a marca coreana garante oferecee versatilidade para produção de vários tipos de carroçarias.
O SW foi desenvolvido para responder a diversas exigências comerciais, tais como entregas, viagens e transações business-to-business (B2B), graças à sua estrutura de carga e espaço interior que pode atingir a altura de um adulto.
Após o lançamento do PBV SW de tamanho médio, a Kia planeia expandir a sua gama de produtos para PBV de grandes dimensões, que poderão ser utilizados para logística, entrega de alimentos frescos, autocarros com vários lugares e escritórios e lojas móveis, bem como PBV de pequenas dimensões e robotáxis de médias dimensões equipados com tecnologia de condução autónoma.