A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV), apresenta uma nova e revolucionária plataforma para veículos elétricos que promete acabar com a ansiedade de carregamento, igualando as velocidades de reabastecimento dos veículos com motor de combustão. Denominada BYD Super e-Platform, a nova arquitetura introduz uma série de tecnologias inovadoras que estabelecem recordes mundiais no ecossistema dos veículos elétricos produzidos em série.
Os principais componentes elétricos da Super e-Platform – motor, controlo eletrónico e bateria – foram todos melhorados de forma abrangente em comparação com as configurações existentes. A plataforma atinge uma potência de carregamento de um megawatt (1000 kW), a maior velocidade de carregamento para veículos de produção em série. Em termos práticos, isto significa que a BYD Super e-Platform pode adicionar dois quilómetros de autonomia por segundo e a velocidade de carregamento de produção em série mais rápida do mundo: um carregamento rápido de cinco minutos para 400 quilómetros de autonomia.
A arquitetura apresenta um único motor com potência de 580 kW, que permite uma velocidade máxima de mais de 300 km/h nos dois modelos iniciais, o HAN L e o TANG L, comercializados na China. Esta elevada velocidade máxima e a rápida aceleração são alcançadas através de um novo motor capaz de funcionar até 30000 rotações por minuto – outro novo marco na produção em série.
No evento de lançamento em Shenzhen, Wang Chuanfu, Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Grupo BYD, afirmou que a nova tecnologia ajudaria a eliminar a maior “dor de cabeça” dos utilizadores de veículos elétricos. O responsável comentou: “Para eliminar completamente a ansiedade dos utilizadores em relação ao carregamento, o nosso objetivo é tornar o carregamento dos veículos elétricos tão rápido como o reabastecimento de um automóvel a gasolina – alcançando a ‘paridade combustível-eletricidade’ na velocidade de carregamento.”
Para que esta paridade seja alcançada, o carregamento precisa combinar tanto uma tensão ultraelevada quanto uma corrente alta. A BYD Super e-Platform é a primeira plataforma de produção em série de automóveis de passageiros do mundo a apresentar uma “arquitetura de alta tensão de todos os domínios em kV”, permitindo uma capacidade de nível de kV na bateria, no motor, na fonte de alimentação e no ar condicionado.
A BYD Super e-Platform também introduz a “Flash Charging Battery” da BYD, que apresenta um canal de iões ultrarrápido do ânodo da bateria para o cátodo para uma corrente de carga máxima de 1000 A e uma taxa de carga máxima de 10 C – ambas referências para veículos de produção em série.
Para suportar estas taxas, a BYD desenvolveu e produziu em série uma nova geração de chips de potência de carboneto de silício (SiC) para automóveis com uma tensão nominal de até 1500 V – o primeiro chip de potência SiC produzido em série na indústria, com a tensão nominal mais elevada até à data.
Carregamento de 1 megawatt precisa de carregadores flash de megawatt
A nova tecnologia de carregamento ultrarrápido requer estações de carregamento avançadas para funcionar na sua capacidade máxima. Por isso, o Vice-Presidente Executivo da BYD e Presidente do Instituto de Investigação de Engenharia Automóvel, Lian Yubo, anunciou, no mesmo evento de lançamento, que a BYD desenvolveu um sistema de terminal de carregamento flash de megawatt, totalmente arrefecido a líquido, que pode fornecer uma potência máxima de 1360 kW.
Olhando para o futuro, a BYD planeia construir mais de 4000 estações de carregamento flash de megawatt em toda a China. Mas, para além das suas próprias estações, a BYD também desenvolveu uma tecnologia inovadora de “carregamento duplo” que pode atualizar instantaneamente os carregadores rápidos para carregadores ultrarrápidos e os supercarregadoresparacarregadoresflash.Estatecnologia“intelligentboost”,outranovidade mundial, assegura a compatibilidade com estações de carregamento públicas, permitindo um carregamento conveniente numa grande variedade de locais.
A BYD acredita que esta interação com a infraestrutura existente, combinada com os terminais de carregamento flash desenvolvidos pela própria empresa e com a inovadora BYD Super e- Platform, redefine a mobilidade elétrica, reforçando a liderança da China na tecnologia de eletrificação global.