fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Volvo investe na tecnologia ‘blockchain’ para rastrear cobalto usado nas baterias

A Volvo anunciou recentemente a realização de um investimento na Circulor, empresa de tecnologia ‘blockchain’, através do Volvo Cars Tech Fund.

Nos últimos anos, a Circulor e a Volvo Cars têm vindo a trabalhar na implementação da tecnologia ‘blockchain’ para aumentar a capacidade de rastreio global do cobalto utilizado nas baterias dos modelos elétricos da marca sueca.

A tecnologia ‘blockchain’ da Circulor é hoje usada na cadeia de fornecimento de baterias da Volvo Cars, que atingirá 100% de rastreio no cobalto usado no novo XC40 Recharge P8, o seu primeiro modelo 100% elétrico. A produção deste modelo terá início durante este ano, na fábrica de Ghent, na Bélgica.

O investimento da Volvo na Circulor permite às empresas expandirem o seu foco além do cobalto, permitindo, por exemplo, também um maior rastreio de mica, mineral usado como material de isolamento no ‘pack’ de baterias dos automóveis elétricos.

Ambas as empresas estão também a investigar a possibilidade de expandir a sua cooperação com a tecnologia ‘blockchain’ para outras áreas, como por exemplo, na redução da pegada ambiental de CO2. A Circulor ajuda a definir os padrões normalizados para um nível de fornecimento ético, não só na indústria automóvel, mas também noutras indústrias. 

O investimento do Volvo Cars Tech Fund na Circulor fez parte de uma ronda de financiamento que envolveu outros três investidores: SYSTEMIQ, Total Carbon Neutrality Ventures e Plug&Play Tech Fund.

“A Volvo Cars é uma empresa comprometida com princípios éticos no fornecimento das suas matérias primas e a nossa parceria com a Circular tem sido fundamental para esse objetivo. Ao apoiar o desenvolvimento da Circulor podemos expandir o uso da tecnologia ‘blockchain’ nas nossas operações e assim contribuir para um negócio mais sustentável.”, declarou Martina Buchhauser, Head of Procurement da Volvo Cars.

A Volvo foi o primeiro construtor automóvel a implementar um rastreio global do cobalto utilizado nas suas baterias através da aplicação de ‘blockchain’. A tecnologia desenvolvida pela Circulor é implementada na parceria com a CATL e com a LG Chem, os fornecedores de baterias da Volvo Cars. 

A CATL e a LG Chem são fabricantes de baterias de renome no seio da indústria automóvel, fornecendo baterias de iões de lítio à escala global. De acordo com a marca sueca, “ambas cumprem as rigorosas normas da Volvo Cars em termos de liderança tecnológica, cadeias de fornecimento responsável e custos competitivos”.

Os acordos estabelecidos entre a Volvo Cars, a CATL e a LG Chem irão garantir o fornecimento de baterias que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década, onde se inclui o novo Volvo XC40 Recharge P8.

Lançado em 2018, o Volvo Cars Tech Fund faz parte do projeto de inovação e transformação digital da Volvo Cars. Através deste fundo a Volvo tem vindo a investir em ‘start-ups’ de elevado potencial tecnológico a nível global, focando-se em áreas estratégicas como a eletrificação, a condução autónoma ou a mobilidade digital.

Fonte: Volvo Cars

Show More