A SEAT anunciou um investimento de 5 mil milhões de euros, até 2025, destinado a novos projetos de I&D para o desenvolvimento de veículos no Centro Técnico da marca espanhola, nomeadamente para a eletrificação da sua gama de modelos. O plano prevê também investimentos em equipamentos e infraestruturas nas três fábricas da marca na província de Barcelona: Martorell, Barcelona e El Prat de Llobregat (SEAT Componentes).
De acordo com Carsten Isensee, presidente da SEAT, “o plano de investimentos é a nossa maneira de lidar com o futuro com determinação e otimismo, para que tenhamos uma empresa mais forte, mais inovadora e mais sustentável. É nossa vontade que Martorell produza veículos elétricos a partir de 2025, quando o mercado de veículos elétricos tiver crescido”.
O presidente da marca espanhola, detida pelo Grupo Volkswagen desde 1986, observou também que “é nosso objetivo impulsionar a transformação do setor automotivo em Espanha. Para garantir o futuro da indústria automóvel em Espanha, necessitamos da colaboração das administrações centrais, regionais e locais. Não podemos fazer isto sozinhos. O plano apresentado pelo governo espanhol é um passo na direção certa para continuar a desenvolver o setor automóvel”.
Otimismo moderado para o segundo semestre
Carsten Isensee fez também o balanço dos seis primeiros meses do ano, um período marcado pela pandemia de COVID-19. Afirmou que “o primeiro semestre do ano foi, possivelmente, um dos mais desafiadores da história da SEAT. Esperava-se que os exercícios de 2020 e 2021 fossem difíceis, e agora devemos adicionar o impacto muito sério da COVID-19 na indústria automóvel”. No entanto, o presidente da SEAT manifestou algum otimismo sobre os próximos meses: “nas últimas semanas, começamos a ver uma ligeira melhoria quando começámos a retomar a atividade. Estamos confiantes numa recuperação, pelo menos parcial, durante o segundo semestre de 2020″.
A fábrica da SEAT em Martorell recuperou quase integralmente os níveis de de produção registados antes da pandemia, produzindo diariamente cerca de 1 900 veículos. As fábricas de Barcelona e Componentes estão perto de retomar os volumes de produção pré-coronavírus. A fábrica da Martorell iniciará, no segundo semestre de 2020, a produção de vários modelos, entre os quais a versão híbrida plug-in do Leon.

As instalações da SEAT em Martorell
Duas rodas
O construtor espanhol também disponibiliza soluções de duas rodas através da SEAT MÓ, apresentada recentemente com dois novos produtos: as 100% elétricas SEAT MÓ eScooter 125 e SEAT MÓ eKickScooter 65 (trotinete elétrica). A marca de micromobilidade oferece também a eKickScooter 25.
Com estes modelos, SEAT MÓ iniciará também, nas próximas semanas, um serviço de partilha, em Barcelona, além de um serviço de acesso à scooter elétrica, por subscrição sem obrigação de permanência, com carregamentos, manutenção e seguro incluídos.