A BYD iniciou a entrega da maior encomenda de autocarros elétricos alguma vez registada na Europa à Keolis Nederland BV, subsidiária holandesa do fornecedor global de serviços de transporte público Keolis.
Os primeiros 246 autocarros de piso rebaixado – num total de 259 veículos encomendados – circula desde 13 de dezembro em Zwolle, Apeldoorn, Ede, Dedemsvaart, Vaassen, Harderwijk e Deventer, na região IJssel-Vecht do país da túlipas. A entrega dos restantes veículos está agendada para início da primavera de 2021.
A nova frota de zero emissões contribuirá grandemente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa – a Keolis estimou uma redução anual das emissões de CO2 de mais de 15 755 toneladas.
Apesar das restrições motivadas pela pandemia de COVID-19, a frota de autocarros elétricos da BYD foi entregue na data prevista e de acordo com o calendário de produção pré-pandemia. De acordo com o construtor chinês, as metas de produção foram alcançadas através de uma abordagem integrada de toda a cadeia de abastecimento e das suas várias instalações de fabrico, incluindo a fábrica da BYD na Hungria.
A frota da Keolis é composta pelos modelos de 12 e 13 metros da BYD. O modelo de 13 metros beneficia da nova tecnologia de baterias da marca, que proporciona uma autonomia e capacidade alargada para trajetos ‘cidade-a-cidade’. A maioria dos veículos encomendados pela Keolis – 206 unidades – é constituída pelo modelo de 12 metros, o mais vendido da marca chinesa. Todos os modelos de 12 e 13 metros integram capacidade de carregamento por pantógrafo.
Autocarro BYD e pantógrafo de carregamento
Todos os veículos estão equipados com iluminação ambiente, portas de entrada para cabos USB e uma cobertura no solo à prova de som. Paralelamente, os bancos dos modelos de 13 metros dispõem de Controlo Multimédia, incluindo uma luz de leitura, um suporte para o telefone e um tabuleiro encastrável.
A segurança e o conforto do condutor são reforçados com o auxílio de câmaras panorâmicas, que proporcionam uma visão 360º do autocarro, e bancos de condutor elétricos com memória, que registam as posições de condução de diferentes condutores.
Marc Renouprez, CEO interino da Keolis Nederland, afirmou: “Com o apoio da BYD, a Keolis está a ajudar as autoridades de transportes nas províncias de Gelderland e Overijssel na sua transição verde, introduzindo esta frota elétrica, tornando a região IJssel-Vecht num local mais saudável para viver e trabalhar. É, portanto, um marco importante para a Keolis, mas também para os nossos passageiros, os nossos parceiros e para a região”.
“Este é um dia de orgulho, tanto para a BYD como para a Keolis”, disse o diretor executivo da BYD Europe, Isbrand Ho. “Concebemos uma solução de transporte total com a tecnologia New Energy no seu coração. Esta frota representa uma mudança radical para os transportes públicos na Holanda; o início do que é uma contribuição maciça para a redução das emissões de carbono no país. O futuro dos transportes públicos deu hoje um importante passo em frente”, acrescentou.
Fonte: BYD