O recentemente empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que está a planear substituir a frota de automóveis e camiões do governo por veículos elétricos produzidos no país.
O governo federal dos EUA é um grande comprador de veículos, e a frota federal é muito alargada – transição agora anunciada terá um custo bastante elevado. Atualmente, Tesla, GM e Nissan são as marcas que produzem veículos elétricos integralmente no país. A Ford e outros construtores já anunciaram planos para também o fazerem, no futuro.
Kristin Dziczek, vice-presidente para as áreas de Indústria, Trabalho e Economia do Center for Automotive Research, referiu: “As ofertas atuais são muito escassas, mas a indústria está prestes a desencadear uma avalanche de novos produtos, e muitos deles construídos na América do Norte. Quase todas as fábricas dos EUA terão um produto híbrido ou elétrico”.
Até ao momento, ainda não foi revelado se o plano de Biden inclui veículos híbridos plug-in (PHEV). O presidente referiu-se à nova frota como sendo composta por veículos elétricos “de zero emissões”, mas o novo decreto executivo ‘Buy America’, assinado no dia 25 de janeiro, não refere qualquer compra de veículos elétricos.
Em 2019, de acordo com a Administração de Serviços Gerais (GSA – General Services Administration), o governo dos EUA possuía 645.000 veículos, que percorreram cerca de 4,5 mil milhões de milhas (7,2 mil milhões de quilómetros) e consumiram 375 milhões de galões (cerca de 1.420 milhões de litros) de gasolina e diesel. Cerca de 35% destes veículos eram utilizados pelos serviços de correios.
Joe Biden afirmou que a mudança de frota criará um milhão de novos empregos na indústria automóvel norte-americana, sem no entanto especificar o prazo para a troca dos veículos. Paralelamente, o presidente anunciou planos para uma utilização mais rigorosa de peças made in USA em veículos comprados pelo governo.
Os principais fabricantes já reagiram ao anúncio do presidente dos Estados Unidos. A General Motors, através de um comunicado, declarou que está “encorajada pelo compromisso do presidente Biden em apoiar a produção americana e aguarda com expectativa a revisão dos detalhes da encomenda”. Por seu turno, a Ford, que em 2020 lançou a campanha publicitária “Built for America“, referiu que “acredita que investir na América, na sua população, nos bens e serviços, deve ser uma missão nacional”.