A partir deste mês, o fabricante de pneus Continental passará a utilizar apenas um autocolante em cada novo pneumático, ao invés dos habituais dois.
Esta decisão, que será implementada a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), irá permitir ao fabricante alemão reduzir cerca de 110 toneladas de resíduos plásticos por ano, necessários para a produção dos autocolantes e da folha de suporte.
Anualmente, as folhas de suporte e os respetivos autocolantes agora eliminados dos pneus Continental totalizariam, se colocadas em fila, um comprimento de 6,4 quilómetros – cerca de três vezes mais do que o comprimento da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, e quase um quilómetro mais do que a Avenida da Boavista, no Porto.
Os autocolantes que vão ser removidos contêm o logótipo do fabricante. As informações necessárias à comercialização, nomeadamente a marca, o tamanho e o número do artigo, estão disponíveis na rotulagem de pneus que é exigida por lei na União Europeia e em alguns outros países.
Claus Petschick, chefe do departamento de Sustentabilidade da Continental, declarou: “Ao dispensar estes autocolantes estamos a dar um passo importante para alcançar o objetivo definido pela empresa do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e a reduzir a utilização de plástico de origem fóssil nas nossas unidades de produção a nível mundial. Estamos no processo de conversão de toda a nossa cadeia de produção em materiais sustentáveis. Evitar o desperdício, e a utilização de resíduos plásticos em particular, é um passo fundamental neste caminho, pois também ajuda a conservar os nossos recursos naturais”.
Fonte: Continental