fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

BMW utiliza alumínio produzido com energia solar

O BMW Group anunciou que começará a utilizar alumínio produzido a partir de eletricidade solar, com efeito imediato, um marco importante para atingir a meta de redução de 20% das emissões de CO2 na sua rede de fornecedores, até 2030.

Uma vez que a produção de alumínio consome muita energia, o uso de energia verde – como a eletricidade solar – oferece um potencial considerável para reduzir as emissões de CO2. A BMW planeia utilizar alumínio produzido com energia verde no longo prazo, permitindo evitar aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de emissões de CO2 durante a próxima década, o que corresponde a cerca de 3% das metas de CO2 que a empresa definiu para sua rede de fornecedores.

“Queremos liderar o caminho em sustentabilidade e implementar os nossos objetivos de sustentabilidade de forma sistemática. Seremos capazes de cumprir mais de 50% das nossas metas de CO2 para a rede de fornecedores utilizando apenas energia verde. O uso de eletricidade solar para a produção de alumínio é um grande passo nessa direção”, afirmou Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pelas Compras e Rede de Fornecedores.

O alumínio produzido com energia solar é processado na fundição da fábrica da BMW em Landshut, sendo utilizado para fabricar componentes da carroçaria e grupo motopropulsor, incluindo os necessários para cadeias cinemáticas elétricas. As cerca de 43.000 toneladas de alumínio ‘solar’ estão avaliadas em milhões de euros, e suprirão quase metade das necessidades anuais da fundição de Landshut.

O crescimento da a e-mobilidade significa que uma percentagem muito maior das emissões de CO2 do ciclo de vida de um automóvel vem agora do valor agregado a montante, na rede de fornecedores. Num veículo eletrificado, as emissões de CO2 na fase de utilização são muito mais baixas, mas a produção das células de bateria ou do alumínio consome muita energia. Sem medidas corretivas, as emissões de CO2 por veículo na cadeia de abastecimento do Grupo BMW aumentariam em mais de um terço, até 2030. A BMW pretende, pelo contrário, reverter esta tendência e até reduzir as emissões de CO2 por veículo em 20%, relativamente aos níveis de 2019.

A BMW havia já acordado com os fornecedores de células de bateria de quinta geração que estes usarão apenas energia verde no processo produtivo. O grupo dá agora um passo lógico, ao adquirir alumínio produzido com energia verde. À medida que a e-mobilidade cresce, o alumínio tornar-se cada vez mais importante: por ser um material leve, compensa parcialmente o acréscimo de peso resultante da incorporação de baterias em veículos eletrificados.

No entanto, a produção de alumínio consome muita energia: gerar a eletricidade necessária para produzir alumínio primário – alumínio obtido diretamente do composto mineral – é, por si só, responsável por cerca de 60% das emissões de gases de efeito estufa da indústria. A utilização de eletricidade solar é, portanto, uma alavanca eficaz para reduzir as emissões de CO2 associadas à fundição de alumínio.

O BMW Group já tem uma relação de longa data com a Emirates Global Aluminium (EGA) para a produção de alumínio primário. A EGA é também a primeira empresa do mundo a usar eletricidade solar para a produção comercial de alumínio, que fornecerá em exclusivo à BMW, numa primeira fase. A EGA obtém a eletricidade usada para produzir o alumínio destinado ao Grupo BMW a partir do parque solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, no deserto do Dubai, que será o maior parque solar do mundo, quando concluída a última fase de construção.

Abdulnasser Bin Kalban, CEO da EGA, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter o BMW Group como nosso primeiro cliente para o alumínio CelestiAL, de baixo carbono, da EGA. O alumínio é leve, forte e infinitamente reciclável. É por isso que desempenha um papel tão importante no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e torna possível a vida moderna. Mas a sustentabilidade da produção do alumínio também é importante. O alumínio solar é um passo na direção certa – utiliza uma fonte natural e abundante de energia no nosso ambiente desértico para produzir um metal que é vital para o futuro de nosso planeta”.

Fonte: BMW

Show More