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Kia atualiza plano estratégico, com foco nos EV e nas soluções de mobilidade

A Kia anunciou uma atualização da sua estratégia de ação futura ‘Plano S’, no decurso do ‘2021 CEO Investor Day’, realizado digitalmente a partir de Seoul.

Esta atualização da calendarização a médio e longo prazo foi apresentada por Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia Corporation: “A Kia está a renascer em 2021, com um novo logótipo, um novo design e uma nova designação empresarial. A Kia vai transformar-se numa marca que entusiasma e inspira os clientes com experiências de mobilidade inovadoras”, referiu.

A “transformação da Kia” direciona a empresa para um portefólio de negócios mais amplo, visando redefinir todo o ecossistema da mobilidade, começando com a transição dos grupos motopropulsores com motor de combustão interna (ICE) para os eletrificados. A renovada estratégia ‘Plano S’ assenta em três pilares principais: impulsionar a transição para os veículos elétricos (EV), reforçar o negócio de veículos para fins específicos (PBV) e expandir os serviços de mobilidade do futuro.

Impulsionar a transição para EV

Em 2030, os automóveis amigos do ambiente, tais como os EV, os HEV e os PHEV, serão responsáveis por 40% da totalidade das vendas da Kia, que terá um objetivo de vendas anual de 1,6 milhões de unidades. Neste contexto, a Kia pretende aumentar as vendas de EV para as 880.000 unidades, até 2030, e tornar-se uma marca líder mundial.

Começando com o lançamento do seu primeiro EV com plataforma específica, que acontecerá no decurso de 2021, a Kia reforçará a sua gama de EV com onze novos modelos nos próximos cinco anos, até 2026 – sete EV dedicados, construídos a partir de uma plataforma especificamente concebida para este tipo de veículos, a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), e quatro baseados nas estruturas já utilizadas para os veículos com motor de combustão.

Os EV com base na E-GMP pretendem estabelecer novos padrões de referência na autonomia em modo 100% elétrico (AER), desempenho de condução, espaço interior e aplicação de tecnologia. Os EV funcionarão como dispositivos inteligentes, beneficiando de uma maior aplicação dos serviços de Telemática de Navegação Áudio e Vídeo (AVNT), Over-the-Air (OTA) e Funcionalidades a Pedido (FoD). 

O primeiro EV com plataforma específica da Kia, que tem o nome de código CV, será apresentado com tecnologia HDA2 (Assistência à Condução em Autoestrada, Nível 2). A partir de 2023, os EV da Kia irão beneficiar do Piloto Automático para Autoestrada (HDP), um desenvolvimento crucial de condução autónoma de Nível 3. 

Durante o próximo mês serão revelados mais detalhes de produto e mais especificações de performance do CV.

Reforçar o negócio de PBV

A Kia irá revelar o seu primeiro veículo para fins específicos (PBV) em 2022, ao qual se seguirão outros, consoante as necessidades de cada mercado. A empresa tem como objetivo conseguir atingir vendas na ordem do 1 milhão de unidades até 2030, para se tornar num dos líderes mundiais em matéria de PBV. Para este fim, a Kia irá desenvolver diversos veículos especializados, com base nas suas plataformas de skateboard específicas para este tipo de automóveis.

A Kia planeia expandir o seu negócio de PBV através da inovação aberta, cooperando com outras empresas para desenvolver micro/grandes plataformas para os setores de entregas por veículos não tripulados e de comércio eletrónico. A companhia irá igualmente apresentar plataformas e tecnologias de bordo pequenas e altamente adaptáveis, dado que prevê um aumento da procura destes serviços à escala mundial. 

Expandir os serviços de mobilidade do futuro 

A Kia pretende que os seus serviços de mobilidade ganhem vantagem competitiva ao apontarem e focarem-se em áreas-chave.

No domínio do business-to-consumer (B2C), a Kia irá expandir os serviços já existentes. Em Espanha, o seu serviço de car-sharing, Wible, irá sofrer uma expansão com o Wible Más e o Wible Empresas (designação provisória). O serviço de utilização de viaturas ‘KiaMobility’, lançado em setembro como projeto-piloto em Itália e na Rússia, será igualmente introduzido noutros mercados europeus.

No business-to-government (B2G) e no business-to-business (B2B), a Kia lançará um serviço baseado nos EV que combina as assinaturas com o car-sharing. Sob este novo conceito de serviços de mobilidade, os veículos serão utilizados para atividades empresariais durante a semana e alugados por particulares aos fins-de-semana.

O programa de assinaturas da marca, ‘Kia Flex’, lançado na Coreia em 2019, terá uma versão à escala mundial durante este ano, denominada ‘Kia Subscription’. Este serviço vai ser gerido pela Sixt Leasing, que foi adquirida pelo Hyundai Motor Group no ano passado, e os automóveis vão ser fornecidos pelas redes de concessionários regionais da empresa.  

Planos de negócio futuros 

A Kia prevê um crescimento dos seus lucros operacionais este ano, com base no aumento do volume de vendas e nas melhorias no Preço Médio de Venda (ASP) e gama de produtos. Espera atingir vendas globais, em 2021 (com base na venda por grosso) de 2.922.000 unidades, representando um aumento de 12,1% em relação a 2020; receitas de 49 mil milhões de euros, um aumento de 10,8% em relação ao período homólogo; e lucros operacionais 2,6 mil milhões de euros, um aumento de 70,1%.

Perante a maior rentabilidade dos novos modelos EV, a Kia reviu em alta os objetivos de margem operacional em relação aos números inicialmente anunciados no ano passado. A Kia tem agora como objetivo atingir 5,4% de margem operacional em 2021, e 7,9% em 2025. 

A Kia planeia aumentar o seu volume de vendas de médio e longo prazo para 3,8 milhões de unidades até 2025. A percentagem de vendas de veículos ecológicos, que se espera que venha a atingir os cerca de 10% das vendas totais em 2021, deverá aumentar para os 22% até 2025. No caso dos mercados emergentes, a Kia irá expandir a sua quota de mercado através da produção CKD (complete knock-down) local. 

A marca prevê que os progressos no Preço Médio de Venda (ASP) e mix de produtos, que levaram a um aumento da rentabilidade o ano passado, irão manter-se. Em particular, a quota de vendas de RV (veículos recreativos) da empresa deverá manter o seu crescimento, de 56% em 2020 para 65% em 2025. 

Com o lançamento do CV, a decorrer ainda este ano, espera-se que a Kia entre num novo nível de rentabilidade no que se refere aos EV. Em 2025, a empresa conta alcançar uma rentabilidade semelhante à que é proporcionada atualmente pelos veículos com motor de combustão interna. A Kia Corporation prevê ainda que a melhoria dos custos com os EV venha a ser continuamente reforçada através de economias de escala, devido à expansão do volume de EV e à diminuição dos custos com materiais, fruto do investimento em investigação e desenvolvimento. 

O esforço de investimento da Kia previsto para o período 2020-2025 é de 21,6 mil milhões de euros. A Kia irá manter o seu nível de investimento anual de cerca de 3,7 mil milhões de euros, embora reduzindo a alocação atual em segmentos de negócio tradicionais já existentes, ao mesmo tempo que aumenta gradualmente a sua proporção de investimento estratégico em projetos futuros. Além disso, a Kia vai expandir o seu investimento na área da investigação e desenvolvimento.

Fonte: Kia

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