Eleito carro do ano em 2012, o Opel Ampera foi o primeiro automóvel elétrico de uma marca europeia dotado de extensor de autonomia, fazendo do fabricante alemão um pioneiro na mobilidade elétrica. Revolucionário, o Ampera foi o primeiro veículo elétrico europeu a permitir “chegar a qualquer lado, em qualquer altura”, tendo criado um segmento automºovel completamente novo quando foi colocado à venda, no final de 2011.
O Ampera foi um automóvel bem recebido. Mais de 5.000 ‘e-pioneiros’ registaram-se como potenciais clientes, mesmo antes de o modelo estar à venda.
Os especialistas da imprensa também se mostraram bem impressionados: o Opel Ampera –e, por inerência, o seu ‘irmão’ Chevrolet Volt – foi o ‘Carro do Ano 2012’, título atribuído por um painel de jornalistas internacionais das principais publicações do setor automóvel. Num teste de longa duração, iniciado nesse mesmo ano pelo clube automóvel alemão ADAC, o Ampera demonstrou robustez, tendo cumprido mais de 200.000 quilómetros em oito anos.
O Ampera comprovou também as suas valências na competição. Em 2012, o EREV da Opel venceu o 13º Rali de Monte Carlo para automóveis elétricos e sistemas de propulsão alternativos. O Ampera vencedor foi conduzido pelo antigo piloto de ralis francês Bernard Darniche, acompanhado por Joseph Lambert. Outros três Ampera terminaram a prova entre os dez primeiros classificados.
2Se queremos alcançar os objetivos traçados em matéria de clima, a quota de veículos elétricos terá de aumentar consideravelmente”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. Até ao final do presente ano, a Opel terá nove veículos eletrificados no mercado, dos atuais Corsa-e, Mokka-e, Zafira-e Life e Grandland X híbrido plug-in, até à próxima geração Astra, incluindo, também, os veículos comerciais Combo-e, Vívaro-e e Movano-e. Até 2024, a marca terá uma versão eletrificada em cada modelo da sua gama.
Fonte: Opel