fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

E-Ducato: abriram as encomendas do primeiro 100% elétrico da Fiat Professional

Abriram no início de março as encomendas do novo E-Ducato, o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat Professional. Foi projetado a pensar nas entregas ao domicílio, para missões de distribuição rápida em cidade e em zonas suburbanas, sem emissões poluentes. A chegada aos concessionários e as primeiras entregas deverão ter início em abril.

O E-Ducato oferece uma gama completa de versões e uma escolha modular de dimensões de bateria, com um autonomia que, dependendo da capacidade, vai de 235 a 370 quilómetros no ciclo urbano (protocolo WLTP), em condições ambientais normais. Estão também disponíveis também duas opções de carregador de bateria em CA (11 e 22 kW, devendo a última estar disponível em data posterior), com possibilidade de carregamento rápido em CC. O novo E-Ducato oferece garantia de 8 anos ou 160.000 quilómetros para a bateria de 47 kWh, ou 10 anos/220.000 km para a variante de 79 kWh.

A gama inclui versões Furgão, com um volume de carga no topo da categoria, entre 10 e 17 m3, e carga útil até 1.910 quilogramas (na versão de 4,25 toneladas), igualmente no topo da classe, chassis Cabine em 4 alternativas de comprimento, e Transporte de Pessoas (disponíveis no futuro).

De acordo com a Fiat, foi prestada especial atenção ao Custo Total de Propriedade: com custos de exercício mais baixos e incentivos à compra, consegue, basicamente, paridade nas principais missões com um Ducato com motor de combustão interna. A título de exemplo, o E-Ducato permite poupar, na utilização real, cerca de 15.000 euros em relação a uma versão diesel equiparável, para um total de 150.000 quilómetros, com custos de manutenção cerca de 40% inferiores aos de um veículo comercial diesel com as mesmas dimensões.

A Fiat Profesional e a e-Mobility da Stellantis criaram uma ferramenta web funcional, ‘Pro Fit by E-Ducato’, direcionada aos gestores de frota e trabalhadores por conta própria, de forma a orientar estes profissionais na escolha da versão mais adequada do E-Ducato, de acordo com a respetiva atividade. Depois de criar a sua frota na ferramenta web, o utilizador pode inserir as informações solicitadas: quilometragem, tipo de percurso, dias e semanas de trabalho, carga média, mix de utilização, temperatura de utilização e slots de carregamento disponíveis, simulando a utilização de uma frota de veículos comerciais totalmente elétricos e assim encontrar a solução que oferece melhor desempenho.

Antes da abertura das encomendas, foi lançada a campanha digital ‘Numbers’, disponibilizada nos canais digitais da Fiat Professional e constituída por quatro episódios que ilustram a génese do veículo e explicam a forma como o E-Ducato se adequa às missões do cliente.

A tabela de preços começa nos 61.000 euros (IVA incluído), preço promocional para a versão de chassis Médio de 3,5 toneladas (volume útil de 10 m3). Na configuração em Portugal, todos os veículos são equipados com um carregador de bateria de 11 kW. Na fase de lançamento, estão incluídos 5 anos de manutenção programada e 5 anos de garantia.

Fonte: Fiat

Show More