fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Porsche apresenta o Taycan Cross Turismo

A Porsche apresentou formalmente o Taycan Cross Turismo, uma nova versão do primeiro modelo totalmente elétrico do fabricante alemão de carros desportivos, com um design próximo de uma station wagon e capacidade off-road.

O Cross Turismo é essencialmente a versão de produção do concept Mission E Cross Turismo, lançado em 2018 como um cross-utility vehicle. A linha de tejadilho mais alongada permite um teto 36 mm mais alto sobre os bancos traseiros, e um volume do porta-bagagens superior a 1.200 litros.

A suspensão penumática adaptativa de série pode ser configurada para elevar ou baixar o chassis do Taycan Cross Turismo em pontos determinados de percursos recorrentes, permitindo, por exemplo, superar com mais facilidade lombas ou troços irregulares.

Em termos de características off-road, além das ‘asas’ laterais de proteção nos pára-choques dianteiro e traseiro, o Cross Turismo é também, à partida, 20 mm mais alto do que o sedan Taycan. No modo ‘Gravilha’, a altura ao solo sobe ainda 10 mm, e as configurações do acelerador, suspensão, binário e controle de tração são também alteradas, de forma a otimizar a resposta em estradas não pavimentadas.

O Taycan Cross Turismo está disponível em quatro versões, que partilham a ‘Performance Battery Plus’, com uma capacidade de 93,4 kWh. A gama de modelos compreende o Taycan 4 Cross Turismo, com 280 kW (potência de overboost de 350 kW), 5,1 segundos dos 0 aoa 100 km/h, velocidade máxima de 220 km/h e autonomia (WLTP) de 389 a 456 quilómetros; o Taycan 4S Cross Turismo com 360 kW (overboost com 420 kW), aceleração 0-100 km/h em 4,1 segundos, velocidade máxima de 240 km/h, autonomia de 388 a 452 quilómetros; o Taycan Turbo Cross Turismo com 460 kW (potência de overboost de 500 kW), aceleração 0-100 km/h em 3,3 segundos, velocidade de máxima 250 km/h, autonomia de 395 a 452 quilómetros; e o Taycan Turbo S Cross Turismo com 460 kW ((potência de overboost de 560 kW, aceleração 0-100 km/h em 2,9 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia de 388 a 419 quilómetros.

Duas novas e-bikes

A Porsche desenvolveu também um suporte traseiro para o Taycan Cross Turismo, capaz de transportar até três bicicletas e que permite que o porta-bagagens seja aberto mesmo quando o suporte está carregado.

Ao mesmo tempo, a marca germânica apresentou também duas e-bikes de suspensão total e quadro em fibra de carbono, projetadas respetivamente para a cidade e para todo-terreno: a eBike Sport e a eBike Cross.

As duas e-bikes estão equipadas com o EP8, o mais recente sistema de acionamento elétrico da Shimano, apresentado no final do 2020 e capaz de desenvolver um binário até 85 Nm.

O modelo Porsche eBike Sport, direcionado para a cidade, tem transmissão eletrónica Shimano e travões de disco hidráulicos Magura MT. A Magura também forneceu o garfo dianteiro, enquanto a Fox forneceu o amortecedor traseiro. As luzes LED Supernova M99 estão integradas no guiador e os pneus SpeedKing da Continental são adequadors para viagens urbanas.

O modelo Porsche eBike Cross está otimizado para off-road e apresenta um design semelhante, mas com várias componentes para todo-terreno. Os travões Magura MT possuem discos maiores para produzir menos calor e o sistema mecânico Shimano XT disponibiliza um controlo de mudanças imediato. O sistema de ajuste do assento Crankbrothers é operado hidraulicamente para permitir mudar a altura em movimento.

Tanto a Cross como a Sport podem atingir uma velocidade máxima de 25 km/h, o limite legal para este tipo de bicicletas elétricas na Europa.

Fonte: Porsche

Show More