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Estreia mundial do LF-Z Electrified, a visão da Lexus para uma nova era

A Lexus apresentou o LF-Z Electrified, um concept car elétrico que “apresenta (…) o que a marca pretende alcançar com a eletrificação”, no futuro.

A estreia global online do conceito LF-Z Electrified é, segundo a Lexus, a primeira de futuras iniciativas e “o início de uma nova era na evolução da marca,” num momento em que a marca se prepara para acelerar o desenvolvimento de novos veículos que “satisfaçam as diferentes necessidades e as preferências dos clientes, um pouco por todo o mundo”.

A estratégia de eletrificação híbrida da Lexus permitiu atingiu um volume de vendas global de cerca de dois milhões de veículos, desde a introdução do RX400h, em 2005. Atualmente, a marca disponibiliza nove modelos híbridos e elétricos a bateria em cerca de 90 países.

Até 2025, a Lexus apresentará vinte modelos, entre novos lançamentos e atualizações, incluindo mais de dez veículos elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos, de forma a responder às necessidades de diferentes países e regiões. Vai reforçar as suas gamas principais de sedans e SUV e explorar a possibilidade de introduzir novos tipos de automóveis, como modelos desportivos ou modelos executivos para clientes com motorista.

A Lexus pretende disponibilizar versões eletrificadas de todos os seus modelos até 2025, altura em que espera que os veículos eletrificados representem mais de metade das suas vendas globais. Tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica ao longo de todo o ciclo de vida de todos os seus modelos até 2050, incluindo o fabrico de materiais, peças e logística de veículos, no tratamento dos resíduos e reciclagem.

Em março de 2024, a Lexus vai inaugurar um novo centro de negócios e tecnologia em Shimoyama, na prefeitura de Aichi, no Japão, para acelerar o planeamento e o desenvolvimento de novos produtos. A marca vai reunir as suas equipas de tecnologia, design e planeamento no novo centro, onde pretende alcançar rapidamente capacidades de desenvolvimento ágil de novos veículos.

Assinatura de condução Lexus

A Lexus afirma que o novo protótipo LF-Z Electrified “incorpora o desempenho de condução, o estilo e a tecnologia que a Lexus pretende materializar em 2025”, juntando a experiência adquirida no desenvolvimento de automóveis de alto desempenho às novas oportunidades oferecidas por motorizações eletrificadas.

De acordo com a marca, o LF-Z Electrified atinge estes objetivos graças ao recurso a tecnologias avançadas e a uma plataforma EV dedicada. Alcança um desempenho dinâmico superior ao colocar a bateria e propulsão elétrica na localização “ideal”, utilizando tecnologia de tração às quatro rodas DIRECT4 e recorrendo a características que garantem um elevado grau de liberdade na mobilidade, que o diferencia dos veículos convencionais. Também oferece funções avançadas de info-entretenimento, que estarão disponíveis para os clientes da marca, no futuro.

A combinação do design e da engenharia do LF-Z Electrified permite atingir a qualidade de condução que é “assinatura da Lexus”, com características de inércia ideais, graças à localização da bateria e do motor. A liberdade na colocação dos elementos, não limitada pelo motor e transmissão, é uma evolução na operação básica do veículo que ajuda a concretizar o “Lexus Driving Signature”, segundo a marca.

O posicionamento da bateria longitudinalmente sob o piso torna a estrutura do veículo mais rígida, reduz o centro de gravidade e ajuda a absorver o ruído e as vibrações da superfície da estrada. A abordagem diminui o nível de ruído e aumenta o conforto da condução, contribuindo também para um habitáculo mais espaçoso.

O sistema DIRECT4 da Lexus permite o controlo livre e independente do binário do motor para as quatro rodas. O sistema adapta-se e fornece tração conforme as necessidades impostas pela situação de condução, ajudando a controlar o veículo. Responde às solicitações no acelerador e no volante para fornecer uma aceleração e desempenho em curva alinhados com as intenções do condutor.

Na condução by-wire não há ligação mecânica com as rodas, o que permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz. O veículo pode virar com menor rotação do volante e existe maior precisão da direção. Totalmente eletrónico, o sistema também filtra as vibrações da superfície da estrada.

Principais recursos

O LF-Z Electrified faz a antevisão do futuro da Lexus no que toca ao design, à condução e às tecnologias avançadas que vão integrar os novos modelos de 2025. O recurso a uma plataforma 100% elétrica dedicada é um passo para alcançar o objetivo Lexus Electrified de “utilizar a tecnologia de eletrificação para alcançar uma evolução significativa no desempenho básico do veículo”. O novo sistema de controlo de tração às quatro rodas DIRECT4 também diferencia o conceito dos veículos convencionais.

O conceito Tazuna do cockpit “eleva a abordagem de centralização no ser humano da Lexus a um nível superior”. A coordenação de interruptores no volante e um head-up display permite que o condutor aceda às funções e a informações do veículo de forma intuitiva, sem precisar de alterar a sua linha de visão, mantendo a atenção na estrada.

As fontes de informação do condutor, como o head-up display de realidade aumentada e o touchscreen, bem como outros elementos, estão compreendidos num único módulo, enquanto os controlos do sistema de condução estão agrupados em torno do volante. De acordo com a Lexus, esta disposição sugere a direção que o design de interiores da marca vai tomar, na próxima geração, com uma dianteira expandida e a linha de visão do condutor “puxada para a frente”.

O painel de instrumentos e os outros elementos estão numa posição relativamente inferior, face aos ocupantes, para reforçar a sensação de espaço. O teto panorâmico em vidro aumenta a ideia de abertura em todo o habitáculo.

A inteligência artificial (IA) do veículo serve-se do diálogo com o condutor para aprender as suas preferências pessoais e detetar comportamentos, permitindo que faça sugestões úteis, como o fornecimento de pormenores sobre a orientação da rota e informações sobre o destino. Considerará também questões de segurança durante as viagens.

Uma chave digital dará acesso ao automóvel sem ser necessária a partilha de uma chave física. As funções do veículo também podem ser controladas através de um smartphone, como o trancar e o destrancar de portas. Ao permitir o acesso ao veículo por meio da chave digital, os condutores podem ativar serviços como entrega de encomendas no carro ou a partilha do próprio automóvel.

As portas usam um sistema E-Latch: quando o condutor ou passageiro se aproximam do carro com uma chave, o puxador retrátil da porta abre automaticamente e a porta pode ser destrancada e aberta com um toque no sensor, dentro do puxador. Para sair do carro, a porta pode ser aberta através da pressão do botão de abertura. Existem sensores que monitorizam o ambiente circundante e alertam o condutor e passageiros para a aproximação de um veículo ou ciclista, reduzindo o risco de acidente ao sair do carro.

O teto panorâmico de vidro electrocromático, pode ser escuro quando necessário e possui funções de privacidade e iluminação que refletem o céu noturno. Um painel tátil no centro do tejadilho permite que os ocupantes dianteiros e traseiros comuniquem uns com os outros, e os bancos traseiros têm funções de massagem e reclinação.

O sistema de áudio Mark Levinson inclui uma função de gestão de som com cancelamento de ruído, que pode filtrar os ruídos ambiente na cabine, facilitando a conversa entre os passageiros.

Fonte: Lexus

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