O mercado dos veículos elétricos conheceu um crescimento notável na última década, com modelos novos a surgirem constantemente e o Kenguru é, certamente, um dos mais intrigantes.
Num mercado inovador e competitivo, o Kenguru consegue destacar-se dos outros veículos de zero emissões. Apesar de não ser o VE mais rápido, ou com a maior autonomia, tem uma reconhecida pretensão à fama, pois é o primeiro modelo elétrico do mundo feito especificamente para utilizadores de cadeiras de rodas.
O Kenguru tem apenas uma porta, que ocupa todo o painel traseiro do veículo. Ao clique de um botão, a porta levanta e uma rampa estende-se automaticamente. Quando os condutores ligam a ignição, a rampa retrai-se, e a porta fecha-se.
Entrada para o veículo
Em vez de um volante e pedais tradicionais, o Kenguru tem um guiador, semelhante a uma mota, que dispõe de botões, permitindo aos condutores acelerar e travar sem utilizar os pés. Há também um mecanismo de bloqueio de cadeira de rodas que não deixa o carro ligar até que a mesma esteja firme no lugar.
Interior do Kenguru EV
Os veículos acessíveis a cadeiras de rodas já existem há algum tempo, contudo o preço torna-se inacessível para muitas pessoas. Pelo contrário, o preço do Kenguru ronda os 21 mil euros (cerca de metade), e os utilizadores podem obtê-lo ainda a um preço mais baixo, já que, sendo um veículo totalmente elétrico, é elegível para créditos fiscais em vários mercados.
O Kenguru é também tão pequeno e leve que se classifica como uma scooter elétrica. Isso significa que não precisa de carta de condução para o operar, tornando-o ainda mais acessível.
Em comparação com outros VE, o Kenguru não é particularmente rápido ou rico em características: tem uma velocidade máxima de 45 km/h e uma autonomia de 69 a 109 quilómetros, mas carrega totalmente em apenas 8 horas, tornando o alcance limitado numa preocupação menor. Além disto, não há espaço para quaisquer passageiros e o de armazenamento é limitado.
Embora o Kenguru possa não ser comparável a um carro comum, faz precisamente aquilo que é suposto fazer: proporciona aos utilizadores de cadeiras de rodas uma forma acessível de se deslocarem pela cidade.
O Kenguru pode ser um carro minúsculo, mas representa um grande passo em frente para na mobilidade sem emissões para pessoas com incapacidade motora.