A Renault Trucks anunciou que, a partir de 2023, irá ter um modelo totalmente elétrico em cada um dos segmentos que serve: distribuição, construção e longa distância.
A gama elétrica da Renault Trucks possui agora camiões elétricos de 3,1 a 26 toneladas e é constituída pelo D Z.E., D Wide Z.E. e Master Z.E., que servem os mercados de transporte urbano, entrega, distribuição e recolha de resíduos. A empresa procura expandir a eletrificação a todos os segmentos de veículos, e prepara-se para comercializar um novo Z.E. para satisfazer as necessidades do transporte regional e inter-regional, bem como um EV concebido para a construção urbana, até 2023.
Para além dos veículos, a marca Renault Trucks oferece uma solução global que inclui baterias, instalação de estações de carregamento, otimização energética, reparação e manutenção, financiamento e seguros.
Durante a segunda metade da década, a Renault Trucks prevê oferecer uma gama de camiões elétricos alimentados por pilhas de combústivel de hidrogénio, essencialmente para operações pesadas de larga distância.
Para comercializar a sua gama Z.E. e apoiar os seus clientes VE, a Renault Trucks criou uma nova entidade responsável pelos projetos de mobilidade elétrica. Esta equipa está a trabalhar para desenvolver parcerias envolvendo partes interessadas, tais como transportadores, distribuidores, autoridades públicas e fornecedores de energia.
A Renault Trucks pretende abordar a transição tecnológica rumo à eletrificação através de alianças estratégicas, além de se apoiar em sinergias dentro do Grupo Volvo, do qual faz parte, para incrementar volumes e reduzir custos.
A empresa beneficiará do trabalho realizado pela nova unidade de desenvolvimento do Grupo Volvo dedicada a veículos de tonelagem média, um segmento central para a introdução gradual da eletromobilidade para camiões. A Renault Trucks capitalizará também os acordos de cooperação firmados pela Volvo Energy, a nova entidade do Grupo Volvo dedicada ao fornecimento, segunda vida útil e reciclagem de baterias. Relativamente ao desenvolvimento de packs de baterias específicas para aplicações em veículos pesados, beneficiará da aliança estratégica entre o Grupo Volvo e a Samsung SDI.
Bruno Blin, Presidente da Renault Trucks, admite que o objetivo da Renault Trucks é “que 35% das vendas sejam elétricas em 2030. Até 2040, todas as nossas gamas de veículos estarão 100% livres de fósseis”. Atualmente acredita que tanto os veículos a célula de combustível como os elétricos serão necessários para alcançar esta transformação gradual.
O Presidente da Renault Trucks ainda anunciou que “a mobilidade elétrica é o pilar da nossa estratégia e o nosso objetivo é liderar o setor”.