fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Dacia Spring para democratizar a mobilidade elétrica

A Dacia estreou-se no mundo dos automóveis movidos a bateria e lançou o seu primeiro modelo 100% elétrico – o novo Spring –, que a marca garante ser uma verdadeira r-EV-olução.

Apresenta-se como o automóvel elétrico mais acessível do mercado europeu (a partir de 16.800 euros em Portugal), com o objetivo de tornar a mobilidade elétrica acessível a um maior leque de consumidores.

Com linhas de SUV, o novo Spring tem uma “essência urbana”, espaço para quatro ocupantes e está equipado com um motor elétrico simples, mas “muito fiável”. Com 33 kW (equivalentes a 44 cavalos) de potência, o motor é alimentado por uma bateria com 27,4 kWh de capacidade, possibilitando uma autonomia de 230 quilómetros (WLTP combinado) ou 305 quilómetros em ambiente 100% urbano (ciclo WLTP cidade).

O novo Spring atinge 80% de carga em menos de uma hora, num terminal de 30 kW DC e os 100% em menos de uma hora e meia. Através de uma wallbox de 7,4 kW, pode ser totalmente carregado em menos de cinco horas, enquanto numa de 3,7 kW demora cerca de oito horas e meia para chegar aos 100%. Se a opção passar por carregar totalmente a bateria numa tomada doméstica de 2,3 kW, os 100% são atingidos em menos de catorze horas.

Determinadas versões têm disponível o sistema multimédia Media Nav, que inclui um ecrã tátil de 7”, navegação, rádio DAB (digital), compatibilidade sem fios para Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, ligação USB e saída Auxiliar. A ativação do sistema de reconhecimento de voz (através do smartphone) está localizada no volante. Com este, os condutores podem ativar por voz e controlar os sistemas iOS ou Google a partir do smartphone.

Este primeiro modelo 100% elétrico da Dacia está disponível em três versões: uma versão de vendas a clientes particulares, cujas pré-reservas começaram em março e as primeiras entregas estão previstas para o outono de 2021; uma versão para empresas, já disponível para o mercado de rent-a-car, frotas e empresas de car sharing e, por fim, estará disponível uma variante comercial ‘cargo’, sem bancos traseiros, ideal para as entregas de último quilómetro e que será lançada no início de 2022.

Show More