fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

LiveWire: a nova marca ‘elétrica’ da Harley-Davidson

A Harley-Davidson anunciou que as suas motas elétricas passarão a ser comercializadas através da marca LiveWire, uma nova divisão da empresa.

O nome LiveWire deriva da Harley-Davidson LiveWire, a primeira mota elétrica produzida pela marca norte-americana. A mota passou vários anos em desenvolvimento antes do seu lançamento comercial, em 2019. Desde então, tornou-se o modelo elétrico mais vendido nos EUA, de acordo com a empresa. Nos últimos anos, as motas elétricas têm vindo a despertar interesse nos consumidores, sobretudo os mais jovens, tendo um estudo demonstrado que mais de metade dos jovens motociclistas consideraram mudar para a mobilidade elétrica.

O Diretor Executivo da Harley-Davidson Jochen Zeitz admitiu à imprensa que “a Estratégia Hardwire é liderar no setor elétrico – ao lançar a LiveWire como uma marca totalmente elétrica, estamos a aproveitar a oportunidade para liderar e definir o mercado em VE”. 

A Harley-Davidson também anunciou que o lançamento do primeiro produto lançado pela marca LiveWire tem data marcada para o verão, a 8 de julho deste ano, não se sabendo ainda se este será um relançamento da já existente Harley-Davidson LiveWire, agora sob a nova marca, ou se será um modelo elétrico totalmente novo.

A H-D deixou ainda claro que a LiveWire irá concentrar-se no mercado urbano, um movimento que se revelou popular entre os primeiros fabricantes de motociclos e scooters elétricas. Os motociclistas urbanos não precisam de autonomias alargadas, permitindo aos fabricantes conceber veículos em torno de baterias e motores mais pequenos e económicos. Os preços dramaticamente mais baixos deverão ajudar as perspetivas da LiveWire junto dos condutores mais jovens.

A empresa deixa no ar a possibilidade de incluir outros veículos, como scooters elétricas. A Harley-Davidson já revelou um conceito de design de scooters elétricas que foi recebido com interesse significativo, embora o processo de desenvolvimento tenha estado parado, nos últimos anos. 

Esta não é primeira vez que a Harley-Davidson cria uma divisão autónoma dedica a um tipo exclusivo de produtos. O mesmo aconteceu anteriormente, quando a marca norte-americana abriu a Serial 1, dedicada às bicicletas elétricas.

O estado norte-amerciano da Califórnia receberá o primeiro showroom da nova marca que, posteriormente, abrirá em mais locais.

Show More