A Stellantis e a Foxconn, em conjunto com a sua subsidiária FIH Mobile, anunciaram ontem a assinatura de um memorando de entendimento não vinculativo para a formação da Mobile Drive, uma joint-venture 50/50 destinada a acelerar o desenvolvimento de sistemas de informação e de entretenimento de nova geração para automóveis, com base nos avanços no domínio da eletrónica de consumo, de interfaces HMI e serviços.
A Mobile Drive procura combinar a experiência de conceção e engenharia de veículos da Stellantis com a capacidade de desenvolvimento global da Foxconn nos domínios de software e hardware, aplicados a smartphones e eletrónica de consumo.
A nova empresa concentrar-se-á no desenvolvimento de soluções de infotainment, telemática e plataforma de serviços do tipo cloud, com inovações de software que se espera venham a incluir aplicações baseadas em inteligência artificial, comunicação 5G, serviços atualizados over-the-air, oportunidades de e-commerce e integrações inteligentes nos habitáculos.
“Há hoje algo que importa tanto como um design bem conseguido ou uma tecnologia inovadora, é a forma como as funcionalidades integradas nos nossos veículos melhoram a vida dos nossos clientes” afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O software é um movimento estratégico para a nossa indústria e a Stellantis pretende liderar esse processo com a Mobile Drive, uma empresa que permitirá um rápido desenvolvimento de funcionalidades e de serviços de conectividade que marcam a próxima grande evolução da nossa indústria, à semelhança do que tem acontecido com a tecnologia de eletrificação”.
Para Young Liu, Chairman da Foxconn, “Os veículos do futuro serão cada vez mais orientados para o software e definidos por esse mesmo software. Os clientes, atualmente e no futuro, esperam soluções cada vez mais impulsionadas por software e soluções criativas que permitam ligar condutores e passageiros ao veículo, dentro e fora dele. A Mobile Drive vai corresponder e superar essas expectativas com equipas de designers e engenheiros de software e hardware”.
Todo o processo de desenvolvimento da Mobile Drive será copropriedade da Stellantis e da Foxconn. Sedeada na Holanda, a joint venture funcionará como um fornecedor automóvel, propondo soluções de software e do hardware relacionado para a Stellantis e outros fabricantes de automóveis interessados.
“Aproveitando os vastos conhecimentos da Foxconn sobre a experiência do utilizador e o desenvolvimento de software em ecossistemas móveis, a Mobile Drive oferecerá uma solução disruptiva de cockpits inteligentes que permitirá uma integração perfeita do automóvel no estilo de vida centrado no condutor”, referiu Calvin Chih, CEO da FIH.