fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Schneider Electric luta contra a perda de biodiversidade

A Schneider Electric, empresa líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anunciou recentemente um conjunto de ações destinadas a proteger e a restaurar a biodiversidade, ameaçada em muitas zonas do planeta.

No ano passado, o Grupo comprometeu-se a lutar contra a perda de biodiversidade, tendo sido reconhecida pela Corporate Knights como a empresa mais sustentável do mundo. Agora, no âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, apresentou os passos concretos que pretende tomar relativamente a esse compromisso, nomeadamente alcançar uma perda líquida nula de biodiversidade nas suas operações até 2030, bem como a implementar programas de preservação e reparação da biodiversidade nas várias instalações da empresa.

O ritmo preocupante a que ocorre a perda de biodiversidade e degradação do meio ambiente, juntamente com as alterações climáticas, têm-se tornado temas cada vez mais urgentes – que não só prejudicam ecossistemas locais e espécies em particular, como também, em última análise, pode levar a graves problemas a nível de segurança alimentar e a outros desafios para as sociedades, economias e empresas de todo o mundo.

De acordo com a Schneider Electric, enfrentar este tema requer uma ação concertada – e as empresas têm a responsabilidade de assumir um papel nela. Na perspetiva de Oliver Blum, Chief Strategy and Sustainability Officer da empresa, é urgente “fazer um balanço do impacto que temos na natureza e na biodiversidade, mas será preciso muito mais do que isso para preservar e recuperar o nosso ecossistema”. Blum acrescenta que também é “fundamental quantificar a utilização de recursos e estabelecer metas ambiciosas, mas o sucesso virá de ações concretas e imediatas que não comprometam as nossas necessidades nem as das gerações futuras”.

Assim, a Schneider Electric compromete-se a quantificar e publicar regularmente o seu impacto na biodiversidade; alcançar uma perda de biodiversidade nula nas suas operações diretas até 2030, e alinhar os objetivos de biodiversidade com a ciência e desenvolver soluções e tecnologias que contribuam para a preservação da biodiversidade, otimizando a utilização de recursos ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Além disto, estão dispostos a estabelecer parcerias com fornecedores para eliminar os plásticos de utilização única das embalagens, promover o recurso a cartão reciclado e ajudá-los a reduzir significativamente as suas emissões de CO2 e, ainda, estabelecer parcerias com ONGs e fundos de investimento, bem como envolver colaboradores e parceiros em iniciativas locais – tais como assegurar que todas as suas infraestruturas implementam programas de preservação e restauração da biodiversidade, e que as instalações localizadas em áreas com escassez de água implementam planos de conservação de água.

Show More