O BMW Group começou a testar os seus veículos a pilha de combustível de hidrogénio, nas estradas europeias, em condições de utilização quotidiana.
O programa de testes abrirá o caminho para o BMW Group apresentar um modelo de série com esta tecnologia de condução sustentável, desenvolvida com base no BMW X5, no final de 2022.
O programa intensivo, realizado em condições que a maioria dos condutores encontra no dia a dia, com milhares de quilómetros percorridos em situações reais de trânsito, ajuda os engenheiros de desenvolvimento a verificar e validar a eficiência, segurança, conveniência e fiabilidade de todos os componentes.
Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela área de Desenvolvimento, sublinha que a pilha de combustível de hidrogénio pode ser uma opção para classe de veículos maiores e, por essa razão, o teste de estrada “é um marco importante nos nossos esforços de pesquisa e de desenvolvimento”.
Tal como o depósito de combustível de um modelo de motor a combustão interna, o depósito de hidrogénio do BMW i Hydrogen NEXT também pode ser abastecido entre três a quatro minutos, garantindo uma autonomia de várias centenas de quilómetros em todas as condições climáticas.
O BMW i Hydrogen NEXT usa pilhas de combustível desenvolvidas no quadro da cooperação com a Toyota Motor Corporation. As pilhas individuais são fornecidas pela Toyota, enquanto a pilha de combustível e o sistema de tração completo são desenvolvidos pelo BMW Group. O acordo de cooperação, firmado em 2013, promove a troca de experiências entre os veículos das duas empresas.
O sistema de propulsão completo do BMW i Hydrogen NEXT combina a tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração – que já pode ser encontrada no BMW iX3 e, em breve, nos BMW iX e BMW i4. A energia é gerada na pilha a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogénio transportado pelo veículo e o oxigénio do ar, oferecendo uma potência elétrica de 125 kW (170 cavalos).
A energia armazenada na bateria também é usada para manobras de aceleração dinâmica e pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens. Como resultado, o sistema oferece uma potência de 275 kW (374 cavalos), que corresponde exatamente à do mais potente motor a gasolina de seis cilindros em linha atualmente usado nos modelos BMW.
A energia armazenada na bateria é gerada de uma forma particularmente eficiente durante a condução, recuperando energia nas fases de desaceleração e de travagem. O hidrogénio necessário para abastecer a pilhe de combustível é armazenado em dois depósitos de 700 bar, construídos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), contendo conjuntamente seis quilos de hidrogénio.