A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo apresentou o Eco-Truck, o primeiro camião elétrico que será usado diariamente na operação do porto de Leixões e que é mais um passo no sentido da descarbonização da sua atividade.
O projeto do Eco-Truck enquadra-se no âmbito do Roteiro para a Descarbonização e Transição Energética, com vista a atingir a neutralidade carbónica até 2035, dando sequência ao Plano Operacional de Sustentabilidade da APDL, que alicerça um conjunto de medidas com o objetivo da redução da pegada ambiental da atividade portuária.
A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro referiu: “O transporte é, em conjunto com o agroalimentar, o determinante mais decisivo nos objetivos de desenvolvimento sustentável com os quais estamos comprometidos. Não é sequer compaginável diminuir emissões de carbono sem uma profunda alteração do modelo de logística, ainda assente em transporte altamente intensivo em combustíveis fósseis, revestindo-se esta ação do Roteiro de Descarbonização da APDL de particular simbolismo para a comunidade”.
A APDL está a reconfigurar a mobilidade rodoviária associada ao porto, quer de veículos pesados, quer de ligeiros, como forma de reduzir as emissões poluentes. Lembramos que no início do ano foi interdita a circulação de viaturas pesadas EURO I, II, III e IV e que foi assinado um protocolo que define as novas condições de acesso e trânsito de veículos ligeiros ao porto de Leixões a vigorar a partir de 2022.