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Deutsche Aircraft e H2fly exploram voos a hidrogénio

A H2Fly, uma start-up alemã que desenvolve sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio para aeronaves, e a Deutsche Aircraft, um novo fabricante alemão de aeronaves, cuja filosofia de design são as mudanças climáticas, anunciaram uma parceria para trabalhem juntas na investigação e desenvolvimento da tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio para aeronaves comerciais regionais, tendo já assinado um Memorando de Entendimento.

A parceria fará com que as duas empresas convertam o avião Dornier 328 para voos a hidrogénio, com o protótipo previsto para voar em 2025. O programa deve validar o potencial do hidrogénio para fornecer viagens aéreas regionais neutras para o clima em aeronaves até 40 assentos, ao mesmo tempo em que demonstra a liderança alemã neste campo.

Comentando sobre o anúncio, o Prof. Dr. Josef Kallo, cofundador e CEO da H2FLY, disse: “Voar oferece uma oportunidade incrivelmente importante para a humanidade, mas hoje essa oportunidade tem um custo significativo para o nosso planeta”.

Tendo crescido a partir de uma parceria entre o Centro Aeroespacial Alemão e a Universidade de Ulm, a H2fly demonstrou a inovadora tecnologia de pilha de combustível na aviação. O HY4 de quatro lugares movido a hidrogénio voou com sucesso em múltiplos testes. Com alcance de até 750 quilómetros, apresenta potencial para os mercados regionais. 

Sobre os voos regionais, Josef Kallo sublinhou que “A tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio oferece uma oportunidade para eliminarmos completamente as emissões de carbono e NOx de voos regionais e a tecnologia para fazer isso acontecer está mais perto do que a maioria das pessoas pensa”.

Este anúncio marca o próximo passo na jornada para tornar o voo regional neutro para o clima uma realidade, com as equipas a planearem equipar o protótipo com um sistema de hidrogénio de 1,5 MW, tornando-a a aeronave movida a hidrogénio mais potente construída até hoje.

O projeto verá as empresas trabalharem juntas na integração do sistema de energia na aeronave, bem como na definição dos requisitos técnicos e de certificação específicos para sistemas de pilhas de combustível na classe de aeronaves grandes da EASA (CS25). O projeto foi elaborado para complementar a Estratégia de Aviação do Governo Federal Alemão.

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