O carregamento de veículos elétricos sem necessidade de utilização de carregador é uma tecnologia em que a China tem apostado nos últimos anos, tendo recentemente adotado um novo padrão nacional para o carregamento wireless.
Este nova norma baseia-se na tecnologia desenvolvida pela WiTricity, permitindo a mesma eficiência e rapidez de um carregamento ‘físico’, e destacando-se pela sua simplicidade e conveniência – basta apenas aparcar o veículo na área de carregamento. Por outro lado, esta tecnologia é encarada como fundamental para um futuro em que se prevê a existência de frotas autónomas de táxis ou veículos de entregas.
A empresa WiTricity esteve vinculada a este processo de padronização de carregamento wireless através da colaboração com o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica da China (CEPRI), o Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China (CATARC) e o Conselho de Eletricidade da China (CEC).
A adoção da tecnologia da WiTricity pelo GuoBiao (GB), o sistema de normalização chinês é, de acordo com o CEO Alex Gruzen, “um marco significativo (…). A China é o maior mercado mundial de veículos elétricos, o criador global de tendências nos VE e um mercado importante para a WiTricity. No seguimento do nossa colaboração próxima com o CEC, o CATARC e o CEPRI, estamos entusiasmados pela publicação da norma GB, que cria um caminho claro para os fabricantes e os seus fornecedores Tier 1 na China poderem implementar sistema de carregamento wireless”.