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Aliança para promover camiões com zero emissões na UE

Dezoito empresas e organizações europeias lançaram, no dia 15 de Julho, a Aliança Europeia de Transporte Rodoviário Limpo (ECTA: European Clean Trucking Alliance), uma coligação que tem por objetivo acelerar a descarbonização do setor dos transportes rodoviários de mercadorias dentro da União Europeia.

A ECTA reúne vários atores-chave do setor, entre os quais empresas, associações e organizações da sociedade civil. Exortam a União Europeia a adotar rapidamente medidas que promovam a adoção de camiões de zero emissões, a fim de cumprir as metas de emissões propostas no Pacto Ecológico Europeu para 2030 e alcançar uma Europa neutra em carbono até 2050.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia responsável pelo Pacto, afirmou: “Uma recuperação verde é boa para a nossa saúde, para a nossa economia, e para o nosso emprego. Tenho o prazer de ver, mais uma vez, um grupo impressionante de empresas, ONG,
e cidadãos de toda a Europa unirem-se para para apoiar esse objetivo. A ECTA oferece às capitais europeias um projeto concreto a ser incluído nos seus planos de recuperação económica: descarbonizarem as suas frotas de camiões. Com o Pacto Ecológico Europeu como bússola, a Aliança pode acelerar a transição para o transporte rodoviário de mercadorias com zero emissões, para um futuro mais saudável e uma economia mais forte”.

Os membros da ECTA incluem grandes empresas de transportes e logística de bens de consumo, que empregam globalmente mais de 1.6 milhões de pessoas e têm receitas anuais superiores a 325 mil milhões de euros, valor comparável ao PIB da Dinamarca. Por seu lado, as organizações da sociedade civil e associações que fazem parte da ECTA possuem uma sólida rede de membros e larga experiência em transporte e mobilidade, a nível europeu. O Conselho Internacional de Transportes Limpos atua como observador.

Stientje van Veldhoven, Ministro do Meio Ambiente da Holanda e
presidente da Aliança para a Descarbonização dos Transportes, disse: “Estou muito orgulhoso e feliz por ver grandes proprietários e operadores de frotas europeus lançarem hoje a European Clean Trucking Alliance. É eficiente, é rentável, e é necessário começar com veículos de transporte de mercadorias com emissões zero, e estou contente que os participantes da indústria estejam agora a expressar esta mensagem na UE. Quero ver como podemos acelerar o mercado para carrinhas e camiões de zero emissões como parte da recuperação pós-COVID-19. Precisamos uns dos outros. Precisamos de si, você precisa de nós, e juntos podemos mover-nos mais rapidamente”.

Já Andreas Scheuer, Ministro Federal de Transportes e Infraestruturas Digitais da Alemanha, afirmou: “Quero uma mobilidade moderna, ecológica e limpa. As mudanças climáticas estão a transformar o nosso mundo, e temos de enfrentar os enormes desafios e repensar a mobilidade. Para esse fim, precisamos de uma troca estreita de ideias e experiência na Europa. Aqui, a ECTA pode tornar-se um catalisador importante. Desejo à Aliança um começo bem-sucedido”.

Existem aproximadamente 40 milhões de veículos de transporte rodoviário de mercadorias em toda a Europa, com os camiões a carregarem mais
de 75% dos fretes transportados por terra. Prevê-se que o setor dos transportes rodoviários duplique até 2050. A ECTA visa apoiar a UE no desenvolvimento e implementação de políticas sustentáveis de transporte rodoviário de mercadorias, para reduzir drasticamente as emissões de CO2.

Teresa Ribera, Quarta Vice-Presidente do Governo e Ministra da
Transição Ecológica e Desafio Demográfico de Espanha, defendeu que “O caminho para as zero emissões é global, intersetorial e imparável, e nesse contexto, a mudança para tecnologias limpas torna-se mais evidente em todos os setores dos transportes rodoviários. Iniciativas como a ECTA provam a liderança necessária e o interesse e capacidade do setor dos transportes para antecipar e enfrentar com ousadia o problema das emissões e transformar as suas operações numa cadeia de fornecimento limpa, atraindo novos talentos para a indústria e criando negócios resilientes, preparados para riscos climáticos”.

Na sua primeira comunicação, ‘Oportunidade da Europa para Descarbonizar o Setor dos Transportes Rodoviários’, a ECTA insta a Comissão Europeia a priorizar a mudança para camiões com emissões zero, para cumprir os seus ambiciosos objetivos. Em 2019, a UE estabeleceu metas para reduzir as emissões médias de novos camiões para 2025 e 2030, pela primeira vez na sua história. Como parte do próximo programa de trabalho da Comissão Europeia, a Aliança exorta a UE a tomar mais medidas e a “avançar com um caminho claro e uma estratégia política para permitir a implementação de veículos e infraestruturas de zero emissões”.

Enquanto os estados-membros da UE consideram os investimentos de recuperação em resposta à pandemia de COVID-19, a ECTA insta-os a “salvaguardar os empregos e apoiar as soluções sustentáveis de longo prazo para a descarbonização do setor dos transportes rodoviários de mercadorias”.

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