fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Nova versão do Jaguar I-Pace, mais acessível

A Jaguar anunciou uma nova versão do I-Pace, o seu SUV 100% elétrico, com menor potência e um preço mais baixo. O novo Jaguar I-Pace EV320 começará a ser vendido em alguns países europeus, mais acessível do que seu o I-Pace EV400, apresentando a mesma autonomia.

O construtor britânico conseguiu bons resultados com o I-Pace, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca, mas o preço e a grande concorrência no segmento dos SUV elétricos de luxo são obstáculos importantes.

A Jaguar apresenta agora este I-Pace EV320, a nova versão do seu primeiro – e, por enquanto, único – carro elétrico. Relativamente ao EV400, o EV320 perde alguma potência e desempenho, mas mantém a mesma bateria e a mesma autonomia. Curiosamente, a menor potência não resulta em menores consumos e maior alcance entre carregamentos: o I-Pace EV320 mantém os 470 km de autonomia WLTP, com uma bateria de 90 kWh.

O motor do EV320 tem 235 kW (320 cv) de potência e 500 Nm de torque (o I-Pace EV400 tem 400 cv e 696 Nm). Esta redução de potência faz com que tenha, naturalmente, um desempenho mais discreto, embora consiga atingir uns apreciáveis 6,4 segundos dos 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Mantém também os dois motores elétricos, um em cada eixo, apresentando assim a mesma tração integral.

Apenas disponível em alguns mercados

O Jaguar I-Pace EV320 será uma versão de produção limitada. Por enquanto, estará disponível na Alemanha, Áustria, França, Holanda, Noruega e Dinamarca. Não se sabe, para já, se será vendido na Península Ibérica, no futuro.

Relativamente ao nível de preço, o EV320 representa uma redução importante. Custa, na Alemanha, 65 990 euros (o EV400 custa cerca de 75 000 euros). Em França, esta versão custa 70 350 euros (79 990 euros para o EV400), e na Holanda começa em 65 990 euros (81 855 euros para o EV400).

O novo I-Pace EV320 apresenta também os novos recursos Jaguar I-Pace MY2021, que incluem um novo carregador de 11 kW, trifásico, um novo sistema de infoentretenimento e uma nova paleta de cores de carroceria.

Embora os equipamentos possam diferir entre mercados, o nível de equipamento S – o mais básico – inclui, entre outros, o novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro com ecrã touchscreen de 10 polegadas e eSIM integrado, sistema de som Meridian com 11 altifalantes, assentos Sport Luxtec com reclinação elétrica, climatização automática dual-zone, retrovisores elétricos e aquecidos, e faróis de LED.

Os auxiliares de condução incluem piloto automático adaptativo, assistente de travagem de emergência autónomo, reconhecimento de sinais de trânsito com limitador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de faixa de rodagem e câmaras 360º.

Show More