Recentemente, a Amazon anunciou que irá juntar à sua frota europeia mais de 1 800 veículos elétricos provenientes da Mercedes-Benz Vans. Esta encomenda por parte do gigante retalhista americano é o maior compromisso alguma vez registado pela marca alemã no setor dos veículos elétricos, tonando a Amazon no maior parceiro de transportes sustentáveis dos fabricantes a nível mundial.
Dos 1 800 VE encomendados, 1 200 serão a mais recente carrinha comercial elétrica disponível na Mercedes-Benz – a eSprinter, um modelo de maior dimensão comparativamente com o primeiro veículo de emissão zero do fabricante, o eVito. A eSprinter inclui características de segurança de última geração, incluindo, travão de estacionamento elétrico, assistência à travagem ativa, câmara de inversão de marcha, assistência ao ângulo morto, e entre outros.
Os restantes 600 veículos serão compostos pelo modelo eVito, uma carrinha elétrica de tamanho médio para dar aos Parceiros de Serviço de Entrega que operam em locais que requerem um veículo de formato mais pequeno acesso a uma opção de entrega com emissões zero.
Os Parceiros do Serviço de Entrega da Amazon terão acesso à nova frota de veículos com emissões zero ainda este ano, poupando milhares de toneladas métricas de carbono.
“Estou encantado por estarmos a intensificar ainda mais a nossa parceria de longa data com a Amazon e a trabalhar em conjunto no futuro dos transportes elétricos a bateria”, referiu Marcus Breitschwerdt, Diretor da Mercedes-Benz Vans. “Com o eVito e a eSprinter, possuímos veículos elétricos na nossa carteira, que são ideais para os requisitos da indústria de correio expresso e serviço de encomendas para a entrega de mercadorias na chamada “última milha” em termos do seu equipamento e alcance. Isto mostra que a condução local com emissões zero, o desempenho convincente, o conforto e os baixos custos operacionais podem ser combinados na perfeição”.