fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Enyaq iV: Skoda revela o seu SUV elétrico

O primeiro elétrico da Skoda foi revelado no passado dia 1 de setembro, com o início das vendas previsto para o final deste ano. O Enyaq iV é o primeiro Skoda a utilizar a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, e apresenta cinco opções de motorização, três tipos de bateria, tração traseira ou integral, e uma variante de desempenho RS.

Descrito como “o início de uma nova era para a Skoda” por Thomas Schäfer, CEO da marca checa, este SUV tem um design exterior “emotivo, poderoso e dinâmico”. A Skoda afirma que o Enyaq tem um coeficiente de atrito de apenas 0,27. Entre as suas características distintivas destaca-se uma grelha frontal opcional com retroiluminação LED e animação de entrada/saída.

Existem três versões do Skoda Enyaq com tração traseira. O Enyaq 50 iV vem equipado com um motor de 109 kW (torque máximo de 220 Nm) e uma bateria de 55 kW, com uma autonomia WTLP de 340 km. O arranque até aos 100 km/h demora 11,4 segundos. O 60 iV tráz um motor de 132 kW (310 Nm) e uma bateria de 62 kWh, que lhe confere uma autonomia de 390 km. Atinge os 100 km/h em 8,7 segundos. Finalmente, o Enyaq 80 iV tem uma potência de 150 kW (310 Nm) e uma bateria de 82 kWh, com autonomia de 510 km. Demora 8,5 segundos dos 0 aos 100 km/h.

As duas opções de tração integral têm dois motores e utilizam uma bateria de 82 kWh, com uma autonomia WLTP de 460 km. O Skoda Enyaq 80x iV tem uma potência de 195 kW (425 Nm de torque máximo), arrancando até aos 100 km/h em 6,9 segundos. Já o RS iV de 225 kW (460 Nm) é o único Enyaq com uma velocidade máxima superior a 160 km/h (atinge 180 km/h), e arranca até aos 100 km/h em 6,2 segundos.

O Skoda Enyaq pode ser carregado em 38 minutos (até 80%) com uma ligação de 125 kW (corrente contínua), mas esta opção apenas se encontra disponível no 80 iV, 80x iV e RS iV. O 60 iV está limitado a uma potência de carregamento de 100 kW, e o 50 iV a 50 kW. Já em corrente alternada, todos os modelos podem ser carregados até 11 kW, exceto o 50 iV, limitado a 7,2 kW.

O Enyaq vem equipado com o iV Universal Charger, uma solução portátil e flexível para todos os tipos de carregamento AC, incluindo tomadas de 230 V e 400 V.

Interiores sustentáveis

O interior é “inspirado em ambientes modernos”, utilizando “materiais naturais, processados ​​de forma sustentável e reciclados”. A Skoda não definiu os níveis de acabamento, optando por oferecer “seleções de design”: opções de interior coordenadas, disponíveis em toda a gama.

O painel é dominado por um ecrã touchscreen central de 13 polegadas, um e-SIM para funções conectadas e um assistente de voz. Há também um display de instrumentos digital de 5,3 polegadas. O espaço de armazenamento no habitáculo é aumentado por uma ‘caixa jumbo’ de 6,2 litros sob o apoio de braço central, e um espaço de 11,4 litros sob a consola central. A bagageira apresenta 585 litros de capacidade.

Além do rádio analógico, o sistema de infoentretenimento também pode receber rádio digital DAB, bem como Internet e rádio híbrido. Existe também um amplificador com quatro canais de 20 watts. O Enyaq 50 iV, equipado com um ecrã de 10 polegadas, traz quatro altifalantes, e as restantes versões vêm equipadas com oito. O Canton Sound System, com doze altifalantes, está disponível como opção. Os smartphones podem ser ligados através da tecnologia SmartLink sem fio, Android Auto, Apple CarPlay ou MirrorLink™, podendo ainda ser carregados por indução.

Batismo no Tour de France

No quadro da longa parceria entre a Skoda e a Volta à França, o Enyaq teve ontem o seu batismo na estrada, tendo sido o veículo de controlo móvel do diretor do Tour durante a quinta etapa da edição deste ano, entre Gap e Privas. Desempenhará as mesmas funções durante o contra-relógio individual, entre Lure e La Planche des Belles Filles, no dia 19 de Setembro (vigésima etapa), e também no dia seguinte, acompanhando o pelotão do Tour na derradeira etapa até aos Campos Elísios.

O Enyaq é construído na fábrica da Skoda em Mladá Boleslav, na República Checa. É, para já, o único modelo que utiliza a plataforma MEB construído fora da Alemanha.

Show More