fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

“A indústria automóvel, fulcral para a mobilidade, desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade”

Por Fernando Machado, Secretário-Geral da MOBINOV – Cluster Automóvel Portugal

A mobilidade, em particular a urbana, é atualmente influenciado por tendências que redefinem os modelos de desenvolvimento socioeconómico, relacionadas tanto com as novas formas de consumo, como com a tecnologia  e os novos paradigmas da indústria (como a quarta revolução industrial ou a IoT) . 

A indústria da automóvel, fulcral para a mobilidade, desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade, sendo um importante empregador e um motor indispensável para a competitividade da economia da União Europeia e do mundo.

Segundo dados da ACEA, a indústria automóvel representa, só na Europa (EU), cerca de 7% do PIB e 6.7% de emprego, empregando cerca de 14.6 milhões de pessoas, sendo o maior sector em termos de investimento anual em I&D, com mais de 60 mil milhões investidos em 2018 . De acordo com o 2018 EU Industrial R&D Investment Scoreboard na lista de 20 maiores investidores em I&D a nível mundial surgem 6 construtores automóveis, vários grupos empresariais com ramo de atividade automóvel e as maiores tecnológicas que têm atualmente uma forte aposta na mobilidade. Num cenário global, a Mckinsey estima que em 2030 a indústria de mobilidade conectada irá gerar novos modelos de negócio que acrescerão 1.5 triliões de dólares à indústria de mobilidade atual. Em face da importância que o setor da mobilidade assume no contexto atual, a Comissão Europeia considera-o o maior setor económico do mundo. 

A produção automóvel do futuro deverá contemplar o reposicionamento geográfico de mercados, bem como potenciar o aparecimento de novos intervenientes. Mais de 95% dos novos veículos vendidos em 2030 serão parcialmente ou totalmente elétricos. Ciclos de atualização dos veículos de 5 a 8 anos serão tendencialmente mais reduzidos, em virtude da antecipada necessidade de incorporação rápida de novos desenvolvimentos em novas plataformas. Evoluções tecnológicas nos domínios da digitalização e da sensorização, associados à democratização de processos tecnológicos (antes de acesso reservado a grandes empresas, como é exemplo a manufatura aditiva) estão a reconfigurar as cadeias de valor e a induzir novos modelos de desenvolvimento, industrialização e de operação . Porquanto, a forma como se pensam, desenvolvem e industrializam soluções de mobilidade baseadas em veículos automóveis apontam no sentido de uma revolução face ao modelo tradicional de industrialização comummente adotado pelos grandes construtores.

Os novos conceitos da mobilidade e de sustentabilidade, induzem significativas alterações na relação do utilizador com o veículo, as quais se refletem, por exemplo, na valorização de determinados aspetos como o conforto, o entretenimento, a interatividade e a funcionalidade do interior do veículo, em detrimento de outras características anteriormente privilegiadas. Com efeito, perspetiva-se que os veículos automóveis sejam cada vez mais considerados como um third living space. 

A introdução de avanços tecnológicos ao nível de domínios como a navegação autónoma, conectividade, eletrificação dos sistemas de propulsão, a par dos novos conceitos da mobilidade e da sustentabilidade, são aspetos geradores de grandes desafios para o setor nacional. Os vários desafios que se colocam abrem igualmente espaço a novas oportunidades de crescimento, de afirmação e de posicionamento para a reconhecida e competitiva industria do cluster automóvel nacional. Por tal, urge no presente e com uma visão de futuro, potenciar a capacidade de compreensão e adoção por parte da indústria, de um conjunto de domínios tecnológicos e de conhecimento associados ao desenvolvimento de novas gerações de veículos, assim como garantir a sua consequente capacidade efetiva de materialização em produtos e sistemas de elevado valor acrescentado.

Para a concretização deste desígnio, o projeto Mobilizador “Portugal Auto cluster for the Future” apresentado e aprovado em 2020, mobiliza um consórcio representativo de parceiros empresariais, instituições do sistema cientifico e universitário que, através de um conjunto de ações de natureza prática e estruturante em domínios da investigação e desenvolvimento, da experimentação e da validação tecnológica, contribuirão para a qualificação da I&D empresarial na área automóvel.

Fernando Machado nasceu no Porto em 1977 e reside em Vila Nova de Gaia desde 1988. É licenciado em Economia, com Mestrado em Gestão e Administração Pública, Master in Business Administration, Master in Public Administration. Mais recentemente fez o curso “Innovation in the Digital World” na London Business School.

Tendo começado a sua atividade no setor bancário, desempenhou funções como diretor geral de uma agência municipal de investimentos, diretor geral de um centro de incubação de base tecnológica, técnico especialista no Ministério da Economia e, desde 2017, secretário geral da MOBINOV, cluster automóvel de Portugal. 

Paralelamente, tem mantido ativa a atividade de professor num Instituto Politécnico.

Show More