fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Sabe qual é o maior produtor de bicicletas da Europa?

Sabe qual é o maior produtor de bicicletas da Europa? - Artigo Pedro Gil

Opinião de Pedro Gil de Vasconcelos

O Dia Mundial Sem Carros é hoje, quase como as festas das colheitas, uma tradição que marca a entrada do Outono. Há meia dúzia de anos, esta era uma data quase entendida como absurda para muitos, no entanto hoje é algo perfeitamente natural e compreendido como um momento que serve para alertar consciências e despertar comportamentos.

Os comportamentos, em termos de mobilidade notam-se. Cada vez mais os consumidores optam por uma mobilidade descarbonizada e cada vez mais a bicicleta deixa de ser um objecto de lazer, para ser um veículo de utilização diária e com forte tendência para aumentar. Além disso, em tempos de pandemia, cada vez mais o público, nomeadamente o norte europeu, está a optar pela bicicleta em detrimento dos transportes públicos, onde o distanciamento social não pode ser respeitado.

Portugal está a “surfar” esta onda, esta mudança de hábitos. As indústrias ligadas à mobilidade suave, com as duas rodas à cabeça são disso exemplo e não é por acaso que em 2019 Portugal assumiu a liderança da produção Europeia de bicicletas, segundo dados fornecidos pelo Eurostat.

Já agora, algumas curiosidades:

O que têm de comum a maior fábrica de montagem de bicicletas da Europa; a maior fábrica de produção de rodas de bicicletas do continente europeu; a primeira fábrica do Mundo a soldar quadros de alumínio de forma robotizada; a empresa que concebe e produz os selins mais leves do Mundo – como nota de curiosidade, apenas pesam 24 gramas; as linhas de pintura mais avançadas do Mundo e algumas das empresas de topo, a nível mundial, que produzem material para equipas de competição?

A resposta é simples: são empresas nacionais e instaladas em Portugal.

Nos últimos cinco anos a fileira das duas rodas e mobilidade suave teve o reconhecimento que lhe faltava, por parte do mercado global. A existência de um programa integrado para a internacionalização do setor, o Portugal Bike Value, permitiu que o nosso país ganhasse visibilidade, se reposicionasse e os mercados externos entendessem as vantagens de comprarem e de se instalarem em Portugal.

Dessa forma, nesses mesmos cinco anos, o valor das exportações cresceu de cerca de 150 M€, para mais de 400 M€ em 2019 e no ano passado Portugal produziu cerca de 2.700 milhões de bicicletas mas, fundamentalmente acrescentou valor, inovação e capacidade técnica.

As bicicletas elétricas (E-Bikes) estão a ter um papel preponderante nestes números. Em 2018 as exportações de E-Bikes valeram 19 M€, para crescerem 273%, para os 52 milhões em 2019. Curiosamente, 2020 está crescer cerca 30%, apesar do setor ter sido obrigado a um fecho de dois meses, provocado pelo combate ao COVID19.

Bem, voltando ao início e à pergunta: o maior produtor de bicicletas da Europa é Portugal e isso acontece, porque por parte do setor, leia-se empresários e ABIMOTA, associação que representa o setor, há todo um esforço conjunto, uma visão estratégica e uma clara vontade de colocar o nosso país na dianteira da mobilidade descarbonizada. 

Pedro Gil de Vasconcelos é licenciado em Cinema e Audiovisuais, tendo sido jornalista da RTP, onde participou e liderou diversos projetos, muitos deles ligados à mobilidade. Atualmente, lidera a Completa Mente – Comunicação e Eventos Lda.

Show More