A Volvo assinalou ontem o início da produção do seu primeiro modelo 100% elétrico – o Volvo XC40 Recharge.
Este será o primeiro de vários automóveis totalmente elétricos que a Volvo Cars irá lançar nos próximos anos. O início da sua produção representa um passo significativo da marca sueca para cumprir o objetivo de reduzir a pegada de CO2 por automóvel em 40% até 2025. Nesse ano, a Volvo Cars pretende que metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, com a quota restante preenchida por modelos híbridos.

De acordo com a Volvo, a procura deste novo modelo tem sido muito elevada, estando mesmo já vendida toda a produção calendarizada até ao final de 2020. As primeiras unidades serão entregues na Europa ainda durante o mês de outubro.
A anteceder o início da produção na fábrica de Gent, na Bélgica, existiu um período de preparação onde foram produzidas algumas unidades de veículos de pré-produção. Este processo, que é standard para cada novo modelo, pretende otimizar os processos de produção e assegurar os níveis de qualidade associados a cada automóvel que sai da linha de montagem. Os colaboradores receberam também formação adicional sobre a forma mais segura de produzir automóveis elétricos.

O Volvo XC40 elétrico
Esta será a versão totalmente elétrica do modelo XC40, o primeiro automóvel Volvo a conquistar o troféu European Car of the Year. O XC40 Recharge 100% elétrico tem como base a plataforma CMA – Compact Modular Architecture – da marca sueca. Com tração às quatro rodas motrizes, terá uma autonomia superior a 400 quilómetros (WLTP) e uma potência de 408 cavalos. Será possível carregar até 80% da capacidade da bateria em 40 minutos no sistema de carga rápida.
Neste modelo, a Volvo redesenhou o sistema de infotainment, oferecendo uma solução Android que, afirma a marca sueca, tem “uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva, e novos serviços e tecnologia Google” – Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.
O XC40 Recharge 100% elétrico irá receber software e atualização remota do sistema operativo, integrando as evoluções desenvolvidas com base nos dados reunidos ao longo do tempo pela Volvo.

A marca sueca declara que este é um dos automóveis mais seguros na estrada, construído com base nos excelentes níveis de segurança do XC40 original. No entanto, os engenheiros da Volvo redesenharam e reforçaram a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo.
A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel. A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos
Finalmente, o XC40 Recharge 100% elétrico oferece um maior nível de funcionalidade, com muito espaço de armazenamento, localizado nas portas e na bagageira. Uma vez que não possui motor de combustão interna, o automóvel possui um espaço adicional de bagagem no espaço que estaria tradicionalmente ocupado por esse motor.
Fonte: Volvo Cars