O EQS, o modelo totalmente elétrico da mais recente gama da família Classe S, chegará ao mercado durante o próximo ano. É o primeiro automóvel a utilizar o novo sistema concebido para os veículos elétricos do segmento de luxo e executivos da Mercedes-Benz.
A nova geração de veículos elétricos do segmento de luxo é baseada numa arquitetura especificamente desenvolvida, que é escalável em todas as vertentes e pode ser utilizada em várias séries de modelos. Desta forma, o conceito do veículo é otimizado para cumprir todos os requisitos de uma família de modelos elétricos que a Mercedes-Benz pretende expandir no futuro. Esta arquitetura de veículo permite construir veículos elétricos de diferentes tipologias, desde limousines até grandes SUV.
O EQS encontra-se atualmente nas últimas fases de testes, antes do início da etapa de produção, incluindo a realização de testes no Centro de Testes e Tecnologia em Immendingen. O processo inclui testes de inverno na Escandinávia, testes ao chassis e à cadeia cinemática em pistas de ensaios, estradas públicas e no circuito de testes de alta velocidade de Nardo, bem como os testes integrados de todo o veículo no calor do sul da Europa. Atualmente estão também a ser realizados testes de estrada na China e nos Estados Unidos.
No âmbito da sua iniciativa ‘Ambition 2039’, a Mercedes-Benz tem como objetivo oferecer um portfólio de novos modelos de veículos neutros em emissões de CO2 num período de menos de 20 anos. A empresa pretende que os veículos equipados com propulsão elétrica, incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, representem mais de metade das suas vendas em 2030.