fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Eletrificados impulsionam Kia para os melhores resultados de sempre na Europa

A Kia Motors registou, entre julho e setembro, o seu melhor trimestre de sempre em vendas no mercado europeu.

De acordo com os dados publicados pela Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), as vendas totais da marca no terceiro trimestre perfizeram um total de 132 933 unidades, um aumento de 10% em relação ao período homólogo (120 846 unidades) e um resultado que ultrapassa aquele que era até agora o melhor trimestre de sempre da Kia na Europa (janeiro-março de 2019), durante o qual foram vendidas 132 174 viaturas.

Estes resultados de vendas mais recentes incluem a alargada gama de modelos híbridos e elétricos da marca coreana, que conta com semi-híbridos (MHEV), híbridos paralelos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos (VE). Os automóveis eletrificados têm vindo a representar uma das principais áreas de crescimento da Kia em 2020, apesar do abrandamento geral do mercado. Estes modelos são agora responsáveis por 28,6% do total de vendas da Kia na Europa – mais de 1 em cada 4 veículos.

Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, explica: “Após o colapso das vendas na Europa, em meados do ano, começamos a ver sinais de recuperação no mercado. O desempenho-recorde da Kia no terceiro trimestre resulta de uma combinação entre uma procura acrescida após uma prévia contração forçada e a crescente popularidade dos nossos modelos eletrificados. A nossa gama de veículos plug-in e híbridos, atualmente em expansão, em conjunto com a nossa reputação de qualidade, design e valor, significa que estamos bem colocados para corresponder ao crescente interesse dos clientes pelos grupos motopropulsores avançados”.

Em Portugal, onde as vendas de versões eletrificadas atingiram o recorde de 1 em cada 4 unidades vendidas, está disponível toda a gama de viaturas ecológicas da marca, incluíndo os elétricos e-Niro e e-Soul. Fruto desta oferta, a Kia Portugal espera agora um quarto trimestre de forte crescimento, à semelhança do que tem acontecido desde que o mercado voltou a abrir, no mês de junho.

As vendas gerais da Kia no continente europeu diminuíram 20% este ano (para as 311 325 viaturas) em virtude da pandemia de coronavírus. No entanto, a marca sofreu menos do que o mercado europeu, que registou uma contração de 29,3% em relação ao período homólogo. A quota de mercado da Kia aumentou assim para 3,6% este ano, comparativamente aos 3,2% registados no mesmo período de 2019.

Vendas impulsionadas pelos eletrificados

As cada vez mais numerosas opções de modelos eletrificados da marca coreana desempenharam um papel importante no seu desempenho de vendas este ano.

As vendas totais de modelos eletrificados (incluindo MHEV, HEV, PHEV e VE) aumentaram significativamente este ano, para as 88 959 viaturas.

As vendas dos eletrificados da gama Niro, em particular – as versões HEV e PHEV, e o totalmente elétrico e-Niro – aumentaram 24% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 55 588 unidades. O e-Niro foi responsável por 20 588 dessas unidades, o que significou um aumento de 156,6% nas vendas em relação a igual período de 2019. A família Niro é agora a segunda gama Kia mais vendida na Europa, ultrapassando pela primeira vez a gama Sportage (55 525 unidades).

Durante o mesmo período de nove meses, o totalmente elétrico e-Soul também registou um aumento das vendas: 150,6%, para 6 110 unidades. Por seu turno, as vendas totais de PHEV cresceram 75,8%, para um total de 22 913 unidades.

A família Ceed, composta pelos modelos Ceed, Ceed Sportswagon, ProCeed e XCeed, manteve o seu lugar como campeã de vendas da Kia na Europa. Em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas de modelos do segmento C produzidos na Europa pela Kia também subiram, em 3.6%, para as 83 700 unidades, o que fica a dever-se, em parte, à recente chegada das novas versões PHEV do Ceed Sportswagon e do XCeed, bem como das versões MHEV diesel, lançadas no início de 2020.

Fonte: Kia

Show More