Durante o Nio Day, realizado a 9 de janeiro, a startup chinesa Nio apresentou o seu quarto automóvel elétrico, o ET7, um sedan baseado no concept car Nio ET Preview, apresentado em 2019 no Salão Automóvel de Xangai.
Com um design fundamentalmente desportivo, um desempenho muito apreciável e um conjunto de características tecnologicamente avançadas, o ET7 é disponibilizado – para já – com duas opções de bateria: 70 kWh, que confere uma autonomia de mais de 500 quilómetros, e 100 kWh, que permite percorrer mais de 700 quilómetros (NEDC).
O automóvel utiliza um motor síncrono de íman permanente de 180 kW no eixo dianteiro, e um motor de indução de 300 kW no eixo traseiro, para uma potência combinada de 480 kW e 850 Nm de binário. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos.
A nível de tecnologia, está equipado de série com suspensão pneumática inteligente, aquecimento, ventilação e massagem em todos os bancos, tejadilho de vidro, painel de instrumentos de 10,2 polegadas e ecrã central de 12,8 polegadas, além de 23 colunas de som. A Nio destaca ainda as janelas sem moldura e as saídas de ar invisíveis, tanto nos bancos dianteiros como nos bancos traseiros. O Nio ET7 é também, alegadamente, o primeiro automóvel a utilizar uma chave digital UWB.
Um dos grandes destaques do ET7 é a tecnologia de condução autónoma, que inclui várias soluções de última geração: 33 sensores integrados na carroceria, doze sensores de ultra-sons, onze câmaras, cinco radares, duas unidades de posicionamento e LiDAR. Os recursos de software são disponibilizados por assinatura, com uma mensalidade de 680 yuan (cerca de 86,5 euros).
Bateria de estado sólido em 2022
A Nio também anunciou oficialmente que disponibilizará, como opção para os seus automóveis elétricos, uma inovadora tecnologia de baterias de estado sólido, com capacidade de 150 kWh, a partir do quarto trimestre de 2022.
A startup chinesa começou com a bateria de 70 kWh em 2018, introduzindo a bateria de 84 kWh no ano seguinte. No final de 2020, passou a disponibilizar baterias de 100 kWh.
Os automóveis mais antigos dos (agora) quatro modelos da Nio podem ser atualizados com uma bateria de maior capacidade, o que também deverá acontecer com as novas baterias de 150 kWh. Por exemplo, o NIO ES8 de 2018, de primeira geração, poderá atingir uma autonomia de mais de 730 quilómetros (NEDC) com esta bateria de estado sólido. Os modelos de anos posteriores, mais eficientes, atingirão um alcance ainda maior: 850 quilómetros no caso do NIO ES8, 900 quilómetros para o NIO ES6, e 910 quilómetros para o EC6.
Já o novo Nio ET7, quando equipado com a bateria de 150 kWh, será capaz de percorrer mais de 1.000 quilómetros (NEDC) com uma carga única.
A marca chinesa afirma que as novas baterias de estado sólido de 150 kWh têm uma densidade de energia ultra-alta de 360 Wh/kg, 50% superior à densidade da atual bateria de 100 kWh.
A marca chinesa de automóveis elétricos planeia chegar ao mercado europeu ainda em 2021.