fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Equipa de Nico Rosberg vence primeira corrida do campeonato Extreme E

A equipa Rosberg X Racing, com o sueco Johan Kristoffersson e a australiana Molly Taylor ao volante, conquistou a vitória no Desert X Prix, a primeira prova do Extreme E, o novo campeonato de veículos todo-terreno elétricos, que teve lugar durante o fim de semana no deserto de Al Ula, na Arábia Saudita.

A dupla Kristofferson/Taylor, da equipa apadrinhada por Nico Rosberg, impôs-se ao sueco Timmy Hansen e à britânica Catie Munnings, da Andretti United. Na terceira posição ficou o carro da equipa X44, apadrinhada pelo campeão do mundo de Fórmula 1, Lewis Hamilton, que conta com o antigo campeão mundial de rally Sébastien Loeb e a espanhola Cristina Gutiérrez como pilotos.

O campeonato Extreme E, criado por Alejandro Agag e Gil de Ferran, reúne dez equipas, formadas por um homem e uma mulher, que disputam cinco provas em locais particularmente afetados pelas alterações climáticas. Para minimizar o impacto local, as corridas são fechadas – o público pode assistir às provas através das emissões em direto na televisão e nas redes sociais.

Além de Sébastien Loeb e do atual campeão do mundo de rallycross Timmy Hansen, o campeonato conta com outros nomes conhecidos do desporto automóvel mundial ao volante destes SUV elétricos, como Jenson Button, Carlos Sainz, Mattias Ekström, Claudia Hürtgen ou Stéphane Sarrazin.

A prova inaugural deste fim de semana assistiu a alguns percalços, incluindo uma mudança no formato das qualificações e alguns acidentes aparatosos nas semi-finais realizadas no sábado. Apesar de tudo, Agag mostrou-se muito satisfeito com a corrida inaugural, não deixando de prometer algumas alterações para a segunda etapa, que terá lugar no Lago Rosa em Dakar, no Senegal, a 29 e 30 de maio.

As restantes três corridas terão lugar no glaciar Russell, na Gronelândia (28 e 29 de agosto), na Amazónia brasileira (23 e 24 de outubro) e na Patagónia argentina (11 e 12 de dezembro).

O Santa Helena, um antigo navio de passageiros, foi alvo de um investimento profundo para minimizar as emissões e transformar-se no centro de operações do Extreme E. O navio será usado para transportar a carga e a infraestrutura do campeonato, incluindo os veículos, até o porto mais próximo dos locais onde se realizam aas provas, de forma a reduzir ao máximo a pegada ambiental.

A Extreme E utiliza ainda tecnologia de pilha de combustível para carregar os veículos da competição, uma solução desenvolvida pela AFC Energy que utiliza energia solar e água para gerar energia com zero emissões a partir de hidrogénio.

Show More