O projecto Kiri, lançado pela Fiat juntamente com a start-up Kiri Technologies e desenvolvido com a Stellantis e-Mobility, é o primeiro programa de incentivo a um estilo de condução mais ‘eco-virtuoso’ do setor automóvel e premiou os 100 condutores mais talentosos de Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Holanda com vouchers no valor de 100 euros para compras nas plataformas Amazon, Zalando e Apple Music.
Lançada em março passado, a iniciativa Kiri, que chegou agora ao fim, foi criada para estimular um estilo de condução amigo do ambiente, que permita otimizar o consumo de energia do veículo, atribuindo prémios aos condutores capazes de alcançar o melhor eco:Score.
O Eco:Score é uma função da Uconnect Services que avalia, com uma pontuação de 0 a 100, o nível de eficiência do estilo de condução, ajudando o condutor a melhorar o consumo de energia em tempo real e, consequentemente, aumentando a autonomia.
A análise dos estilos de condução, utilizando o eco:Score, mostrou que os utilizadores registados no Kiri em Itália atingiram um índice 10 pontos melhor do que o dos utilizadores não registados. Além disso, os condutores mais virtuosos do concurso mostraram um ganho adicional de 10 pontos em relação à média da comunidade Kiri. Assim, os melhores condutores da comunidade ganharam cerca de 20 pontos no total, em comparação com o condutor médio não registado. Isto traduz-se num impacto análogo em termos da autonomia e dos custos de carregamento.
Nos treze países onde a iniciativa Kiri está disponível, foram acumulados um milhão e meio de KiriCoins, uma moeda virtual que pode ser utilizada num mercado dedicado para os condutores do 500 com um estilo de condução mais eco-sustentável.
Quanto mais elevada for a pontuação ecológica, maior é o número de KiriCoins acumuladas. No trânsito urbano, com um eco:pontuação intermédia e uma quilometragem de cerca de 10.000 quilómetros por ano, podem ser acumulados até 150 euros sob a forma de KiriCoins.
A análise ao estilo de condução dos clientes do Novo 500, através do índice eco:Score, mostrou que os melhores participantes no concurso têm uma eficiência de condução que pode ser até 20% melhor do que a média. Isto tem um impacto positivo direto de 20% nos custos de carregamento e na autonomia do Novo 500.