A Opel apresentou o novo Rocks-e, o primeiro veículo elétrico posicionado no nível mais acessível do mercado.
O fabricante alemão apresenta-o como sendo a resposta aos atuais requisitos de mobilidade, oferecendo mobilidade elétrica com proteção contra vento e chuva.
O fabricante alemão está a expandir a sua oferta de modelos com um veículo SUM elétrico a bateria, posicionado abaixo do Corsa-e, acessível a praticamente qualquer condutor, desde jovens recém-encartados a utilizadores do dia-a-dia em centros urbanos.
O novo Rocks-e oferece até 75 km de autonomia, de acordo com a norma WLTP, uma distância que pode ser percorrida a uma velocidade máxima de 45 km/h, o suficiente para o trânsito do dia-a-dia na cidade.
A bateria de 5,5 kWh do Opel Rocks-e pode ser totalmente recarregada em cerca de 3,5 horas através de qualquer tomada doméstica comum. O cabo de carregamento, com três metros de comprimento, está permanentemente alojado no veículo e, sempre que necessária a sua utilização, basta puxá-lo para fora do seu compartimento na porta do passageiro. A Opel oferece um adaptador para utilização em postos de carregamento públicos.
Na Alemanha, pode ser conduzido por jovens a partir dos 15 anos de idade, desde que titulares da licença de condução simples AM, que se aplica a motociclos e quadriciclos ligeiros. Com este ultracompacto modelo de apenas 2,41 metros de comprimento e dois lugares, a Opel prossegue a sua ofensiva de eletrificação.
O preço de entrada para o novo Opel Rocks-e, na Alemanha, será inferior ao de um pequeno automóvel citadino e o custo mensal em regime de aluguer será semelhante ao de um ‘passe’ para utilização dos transportes públicos locais.
O novo Opel Rocks-e estará disponível primeiro no mercado alemão, com lançamento agendado para o outono de 2021. A comercialização noutros países está em avaliação, devendo ocorrer durante o ano de 2022.