O Volkswagen ID.4 de 2021 ganhou o prémio Top Safety Pick +, do Insurance Institute for Highway Safety, a mais alta classificação de segurança concedida pelo IIHS e considerado o teste de segurança mais rigoroso da indústria.
O IIHS – organização sem fins lucrativos financiada por seguradoras norte-americanas do ramo automóvel – confirmou que a classificação é válida para toda a linha ID.4 de 2021, incluindo as versões de tração integral ID.4 Pro e Pro S.
Para se qualificar para a distinção Top Safety Pick +, um veículo deve atingir a classificação máxima de ‘Bom’ em seis testes de colisão, incluindo todos os testes de colisão frontal e lateral, além de testes de resistência do teto e encosto de cabeça. Devem também oferecer travagem de emergência automática – com classificação mínima de ‘Avançado’ ou ‘Superior’ para evitar veículos e pedestres – e faróis padrão que alcancem pelo menos uma classificação de ‘Aceitável’ ou ‘Bom’.
Nos diferentes testes, apenas os faróis não obtiveram a melhor das classificações: os faróis LED adaptáveis às curvas, opcionais do ID.4, ganham a classificação ‘Bom’, enquanto os faróis refletores LED recebem uma classificação ‘Aceitável’.
O SUV Audi e-tron foi o primeiro modelo totalmente elétrico a ganhar o status de Top Safety Pick +, em 2019, e foi seguido apenas algumas semanas depois pelos resultados do Tesla Model 3, também ganhando o status de Top Safety Pick +. Ambos os modelos mantiveram esse lugar, e os resultados da Audi são transportados para o estilo de carroçaria e-tron Sportback.
Desde então, o Volvo XC40 Recharge também ganhou um lugar na lista Top Safety Pick +. E como o e-Tton e o XC40 Recharge são construídos em plataformas adaptadas de modelos de combustão interna, o Model 3 e o ID.4 são os primeiros dois modelos de veículos elétricos com plataforma totalmente dedicada a ganhar o primeiro lugar.