fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Stellantis e TotalEnergies acolhem Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company

A Stellantis, a TotalEnergies e a Mercedes-Benz concluíram um acordo com vista à integração da Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC). Na sequência desta entrada, os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030. A operação está sujeita à finalização dos acordos definitivos, bem como às condições habituais de conclusão e aprovação por parte das autoridades competentes.

A ACC resulta da iniciativa levada a cabo em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, e que conta com os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias, com vista à criação de um ‘campeão’ europeu de baterias para veículos elétricos. A chegada da Mercedes-Benz à ACC demonstra os méritos desta iniciativa e os progressos industriais alcançados desde o ano passado, que serão, assim, reforçados.

A ACC tem como objetivo desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos elétricos com um foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo, ao mesmo tempo, o mais elevado nível de qualidade e a menor pegada de carbono. O novo objetivo em termos de capacidade da ACC mobilizará um investimento superior a 7 mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.

A criação deste ‘campeão’ europeu de baterias irá ajudar a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade e a garantir a segurança do aprovisionamento de um componente fundamental para a indústria automóvel de veículos elétricos.

De acordo com o comunicado, a ACC contará com o apoio de três parceiros de eleição, conjugando a experiência tecnológica no desenvolvimento de baterias da Saft, subsidiária da TotalEnergies, a liderança mundial na mobilidade da Stellantis e a experiência em investigação e desenvolvimento e padrões de qualidade da Mercedes-Benz.

“A Mercedes-Benz está a implementar um plano de transformação muito ambicioso e este investimento marca um passo estratégico no nosso caminho rumo à neutralidade carbónica. Com a ACC, iremos desenvolver e produzir, de modo eficiente e na Europa, módulos e baterias que estejam perfeitamente adaptados às exigências dos nossos modelos”, referiu Ola Källenius, presidente da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. “Esta nova parceria permite-nos garantir os nossos aprovisionamentos, alavancar economias de escala e fornecer aos nossos clientes uma tecnologia de baterias de nível superior. Além disso, podemos ajudar a assegurar que a Europa continue no centro da indústria automóvel, incluindo na era da mobilidade elétrica. Com a Mercedes-Benz como novo parceiro, a ACC visa pelo menos duplicar a capacidade das suas instalações europeias, de forma a apoiar a competitividade industrial da Europa na conceção e fabrico de baterias.”

Show More