fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Volvo Cars é o primeiro fabricante a aderir à SteelZero

A Volvo Cars anunciou a sua adesão à SteelZero, uma iniciativa que visa aumentar a procura de aço produzido sem recurso a combustíveis fósseis, tornando-se o primeiro construtor automóvel do fundo a associar-se a este projeto.

Ao aderir à SteelZero, a Volvo Cars compromete-se a aumentar gradualmente a percentagem de ‘aço zero’ no total de aço que adquire anualmente, utilizando exclusivamente aço deste tipo até 2050.

De acordo com o fabricante sueco, a produção de aço representou, em média, 33% de todas as emissões relacionadas com a produção de um novo automóvel Volvo em 2021. A indústria siderúrgica global é responsável por cerca de 7% das emissões diretas globais de carbono.

A SteelZero foi lançada pelo Climate Group em parceria com a ResponsibleSteel, um organismo de normalização e certificação da indústria siderúrgica ao qual a Volvo Cars também se irá juntar. Através do ResponsibleSteel, o fabricante sueco terá acesso a informação auditada por terceiros sobre a sua cadeia de fornecimento de aço, certificando que o material provém de fontes responsáveis.

Para além das reduções de CO2, o ResponsibleSteel também se concentra em outras questões relacionadas com a cadeia de fornecimento de aço, como os direitos humanos e laborais, o envolvimento com as comunidades locais, o uso da água e o impacto na biodiversidade.

“A adesão da Volvo Cars à SteelZero marca uma importante mudança na procura global de baixas emissões e de aço zero, constituindo um momento fulcral para a indústria automóvel. Este setor desempenha um papel central na condução para a transição para aço com emissões neutras. É o apoio à criação de um mercado internacional de aço descarbonizado que poderá permitir ao setor cumprir as suas próprias metas, fornecendo um produto verdadeiramente alinhado com a agenda climática”, afirmou Jen Carson, Head of Industry do Climate Group.

A associação à SteelZero não é a primeira iniciativa da Volvo para abordar uma das mais intensivas fontes de emissões de CO2 da indústria automóvel. No ano passado, a marca anunciou uma colaboração com o fabricante sueco de aço SSAB para explorar o desenvolvimento de aço sem recurso a combustíveis fósseis para utilização na indústria automóvel através da iniciativa HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology) – sendo novamente o primeiro construtor automóvel a trabalhar com ambas.

O HYBRIT pretende conseguir substituir o carvão fóssil, usado tradicionalmente na produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio. Em caso de sucesso, será a primeira tecnologia de produção de aço sem recurso a combustíveis fósseis do mundo, com pegada de carbono praticamente nula.

Show More