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Polestar 2 ganha potência e autonomia

A Polestar está a preparar uma atualização alargada do Polestar 2, que verá o fastback 100% elétrico ganhar potência, autonomia e rapidez de carregamento. As versões single motor passam também a ser de tração traseira.

“Tipicamente na indústria automóvel, um facelift introduz mudanças visuais superficiais que muitas vezes destroem a intenção original do tema de design do carro. Com o novo Polestar 2, preferimos ir abaixo da superfície e atualizar componentes tecnológicos e mecânicos substanciais do sistema de transmissão elétrico”, afirma o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath.

Todas a versões do Polestar 2 recebem assim novos motores elétricos e inversores, que se traduzem em maiores níveis de eficiência e desempenho.

À semelhança das novas versões dos 100% elétricos Volvo XC40 Recharge e C40 Recharge, as variantes single motor passam a contar com o motor elétrico de ímanes permanentes no eixo traseiro – bem como um novo inversor de carboneto de silício. A potência cresce para 200 kW (272 cv) e 220 kW (299 cv), nas versões standard e long range, respetivamente, e o binário é agora de 490 Nm. Espectavelmente, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h caiu 1,2 segundos nas duas variantes, para 6,4 e 6,2 segundos, respetivamente.

Por sua vez, a versão de motor duplo vê o motor traseiro ganhar preponderância, graças a uma reconfiguração da taxa de binário. O motor traseiro é assim a principal fonte de propulsão, apoiado por um motor assíncrono no eixo dianteiro. A potência total e binário do sistema crescem, respetivamente, para 310 kW (421 cv) e 740 Nm – dos originais 300 kW e 660 Nm –, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a cumprir-se agora em 4,5 segundos.

Para maior eficiência, o motor dianteiro é desligado quando não estiver a ser necessário, sendo instantaneamente reativado quando o condutor requer mais potência.

O Pack Performance continua a ser também uma opção na versão de 2024 do Polestar 2 dual motor. Esta atualização de software eleva a potência total do sistema para 350 kW (476 cv) e reduz o sprint clássico para 4,2 segundos.

“Mudar de tração dianteira para traseira nas variantes de motor único e recalibrar a taxa de binário na variante de motor duplo para uma maior sensação de tração traseira eleva a experiência de condução do Polestar 2 a um nível totalmente novo”, garante Joakim Rydholm, diretor de desenvolvimento de chassis da Polestar. “O Polestar 2 atualizado é um carro ainda mais divertido e ágil, mantendo sua compactidade e sensação de total controlo, ao mesmo tempo que se torna mais maduro com conforto acrescentado”.

Todas as versões do Polestar 2, na maioria dos mercados, apresentam baterias de ião-lítio atualizadas, com maior capacidade e menores tempos de carregamento. As versões long range integram agora baterias de 82 kWh, com 27 módulos, fornecidas pela CATL. A bateria da versão standard range mantém a capacidade de 69 kWh, com 24 módulos, sendo agora fornecida pela LG Chem.

As baterias atualizadas beneficiam de uma unidade de desconexão (BDU) redesenhada, barramentos atualizados e melhorias a nível da sua química, permitindo taxas de carregamento mais rápidas – até 205 kW DC para as baterias das variantes long range e 135 kW para a bateria standard.

De acordo com a Polestar, a função de desconexão do motor dianteiro na variante de motor duplo é particularmente eficaz na maximização do alcance, que agora é de até 592 km (WLTP), um crescimento de 105 km.

A versão de motor único com bateria standard agora é capaz de atingir até 518 km (WLTP), um aumento de 40 km. Já a variante de motor único com bateria de longo alcance pode agora percorrer até 635 km (WLTP) com uma carga completa, mais 84 km do que a versão anterior.

Apesar das baterias maiores e dos motores mais potentes, as emissões de carbono associadas às versões equipadas com a nova bateria de 82 kWh foram reduzidas em 1,1 toneladas, para 5,9 toneladas por veículo, graças às melhorias a nível da química celular. A Polestar planeia levar a cabo uma avaliação completa do ciclo de vida (LCA) no final de 2023.

Além das melhorias a nível de motores elétricos e baterias, esta atualização do fastback elétrico inclui ainda uma frente redesenhada, que perde a grelha da versão inicial em benefício da SmartZone, inaugurada no Polestar 3, que hospeda alguns dos recursos de segurança ativa do veículo, incluindo a câmara frontal e o radar de médio alcance.

As jantes de liga leve de 20 polegadas incluidas com o Performance Pack também foram redesenhadas.

Finalmente, também o equipamento de série do Polestar 2 foi alvo de uma atualização. Os recursos de alerta ao condutor são padrão, incluindo o sistema de informações de ângulo morto (BLIS) com suporte de direção, o alerta de tráfego cruzado com suporte de travagem e o sistema de aviso e mitigação de colisão traseira. São também padrão, em todas as versões, a câmara 360 graus, espelhos exteriores com escurecimento automático e o carregador de smartphones por indução.

A versão de 2024 do Polestar 2 está já disponível para encomenda em nos mercados europeus. As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre de 2023.

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