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Mercedes-Benz certifica primeiro sistema de Condução Autónoma Nível 3 nos EUA

A Mercedes-Benz anunciou que o estado norte-americano do Nevada autorizou a utilização do seu sistema Drive Pilot, tornando-se assim no primeiro fabricante automóvel do mundo a lançar a condução condicionalmente automatizada SAE Nível 3 nos Estados Unidos.

Em conformidade com os requisitos do Capítulo 482A do estado do Nevada relativo a Veículos Autónomos, o sistema Drive Pilot permite que, em certas condições, o condutor delegue a tarefa de condução dinâmica no veículo. Em troços apropriados de vias rápidas e em situações de elevada densidade de trânsito, o sistema pode assumir a tarefa de condução até à velocidade de 64 km/h.

Quando estão reunidas as condições para a utilização do Drive Pilot, o sistema indica a disponibilidade nos botões de controlo localizados no volante. Depois de ativado, o sistema controla a velocidade, a distância para os outros veículos e mantém o automóvel na sua faixa de rodagem. O perfil do percurso, os eventos que ocorrem durante a viagem e os sinais de trânsito são correspondentemente considerados.

O sistema também reage perante situações de trânsito inesperadas, com as quais lida de forma independente – por exemplo, desvio na faixa de rodagem ou travagem. O condutor deve, contudo, estar permanentemente preparado para assumir o controlo quando for solicitado pelo veículo para intervir. 

O Drive Pilot baseia-se nos sensores do ambiente circundante do pack Assistência à Condução e inclui sensores adicionais que a Mercedes-Benz diz serem indispensáveis para a segurança da condução condicionalmente automatizada: sensor LiDAR, câmara no vidro traseiro e microfones para detetar veículos de emergência médica ou de forças policiais, e um sensor de deteção de estrada molhada instalado na cava de uma roda.

Um veículo equipado com o sistema Drive Pilot opcional também integra atuadores redundantes da direção e dos travões e um sistema elétrico de bordo redundante, assegurando que se mantém manobrável mesmo em caso de avaria de um destes sistemas avariar, para uma transferência segura da tarefa de condução para o condutor. 

Se o condutor não reassumir o controlo mesmo após ser solicitado com urgência e o tempo para assumir o controlo expirar – por exemplo, devido a um problema de saúde – o sistema trava o veículo até à sua imobilização de forma controlada e aciona as luzes de sinalização de perigo. Logo que o veículo se encontre imobilizado, o sistema de chamada de emergência é ativado e as portas são destrancadas para permitir aos profissionais de primeiros-socorros aceder ao interior do veículo.

A Mercedes-Benz explica que a localização exata de um veículo equipado com Drive Pilot é determinada utilizando um sistema de posicionamento de alta precisão, mais avançado do que os sistemas GPS convencionais. Além dos dados anonimizados recolhidos pelo sensor LiDAR, pela câmara, pelos sensores de radar e sensores de ultrassons, um mapa digital de alta definição fornece uma imagem tridimensional da geometria da estrada, as características do percurso, os sinais de trânsito e, através de atualizações permanente, eventuais condicionamentos de trânsito, como acidentes ou obras rodoviárias.

A marca germânica esclarece que este mapa de alta precisão difere dos mapas comuns utilizados em dispositivos de navegação, com uma resolução de centímetros – em vez de metros – e modelos detalhados de cruzamentos e percursos. Os dados do mapa estão armazenados em centros de dados e são atualizados em permanência. Cada veículo também armazena os dados deste mapa a bordo, comparando-os constantemente com os dados no servidor para atualizar o conjunto de dados utilizado pelo sistema Drive Pilot. Desta forma, é garantido um posicionamento estável e rigoroso através de uma representação da zona circundante independente de fatores como sombras ou sujidade dos sensores. 

Uma vez que o Drive Pilot permite que o condutor desvie a sua atenção do trânsito e se concentre em atividades secundárias, o sistema disponibiliza o acesso às aplicações do veículo no ecrã central, o que já não é possível quando o veículo é conduzido pelo condutor. 

Nos EUA, o sistema Drive Pilot está disponível nos modelos Classe S e EQS, com os primeiros veículos a serem entregues aos clientes na segunda metade de 2023.  A Mercedes-Benz espera expandir a aplicação do sistema para a Califórnia no final do ano, tendo já submentido os documentos de certificação às autoridades do estado.

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