fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Volkswagen mobiliza mais de um milhão de funcionários para a proteção ambiental

O Dia Mundial da Terra comemora-se anualmente a 22 de abril e, pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Volkswagen vai assinalar a data com o ‘Project1Hour’: os funcionários da empresa vão interromper a sua jornada de trabalho durante uma hora para discutirem o seu contributo para a proteção ambiental e climática.

Este ano, a campanha deverá estender-se a cerca de 500.000 funcionários dos concessionários das marcas do Grupo em todo o mundo, que se somam aos 675.000 funcionários da empresa.

O ‘Project1Hour’ é acompanhado por campanhas em vários locais, que têm início hoje e se estendem até 22 de abril. Na fábrica principal em Wolfsburgo, os funcionários são convidados a acompanhar o diretor de Produção Christian Vollmer numa visita de bicicleta às instalações, para promover a utilização deste meio de transporte nas deslocações casa-trabalho. A Divisão de Veículos Comerciais vai também incitar os seus funcionários a percorrem o seu trajeto para o trabalho de forma ativa e promover o carpooling. A Porsche, por sua vez, vai financiar as deslocações dos funcionários em transportes públicos durante um dia.

Nas cantinas de várias instalações do Grupo por toda a Alemanha, terão lugar campanhas de alimentação vegetariana e vegana. Em Crewe, no Reino Unido, a cantina da Bentley vai também disponibilizar um menu à base de plantas durante o período da campanha, complementado por dicas para a manutenção de um estilo de vida saudável e sustentável.

Nos Estados Unidos, o Volkswagen Group of America organiza uma campanha de reciclagem, convidando funcionários e clientes a entregarem os seus computadores portáteis, telemóveis, baterias e outros dispositivos eletrónicos usados. Em Herndon e Auburn Hills, os funcionários da Volkswagen vão participar em campanhas de recolha de lixo em parques e outros locais públicos.

Por sua vez, a subsidiária de software CARIAD vai organizar uma ‘Green Tech Week’ para os seus funcionários, sobre as formas como o software pode ajudar a reduzir a pegada de CO2, que inclui palestras realizadas por especialistas, workshops e sessões de limpeza digital.

“‘Investir no nosso planeta’ é o tema do Dia da Terra deste ano. Na Volkswagen, estamos a assumir literalmente essa reivindicação ao investir 52 mil milhões de euros no futuro da mobilidade individual livre de emissões – mais do que qualquer outro fabricante de automóveis. A parcela de veículos elétricos que o Grupo está a vender tem aumentado constantemente: totalizou quase 7% em 2022. Está programado para totalizar mais de 80% em todo o mundo na Porsche, até 2030, por exemplo. Deve chegar a 80% para a marca Volkswagen na Europa no mesmo ano. Também estamos a fazer a nossa parte para expandir a infraestrutura de carregamento com energia renovável: planeamos construir cerca de 18.000 pontos de carregamento rápido na Europa e aproximadamente 45.000 em todo o mundo até 2025. A mobilidade elétrica é a melhor solução para transporte sustentável. Isto é algo em que realmente acreditamos. Estamos a adotar uma abordagem holística para a questão da sustentabilidade: económica, ambiental e socialmente. Com o nosso ‘Project1Hour’, estamos a dar um exemplo no Dia da Terra, e a combinar metas sociais e corporativas com uma oportunidade para todos os funcionários. Juntos, formamos uma força de um milhão de mentes para a proteção do clima”, declarou o CEO do Grupo Volkswagen Oliver Blume, em comunicado.

O Dia Mundial da Terra começou a ser celebrado nos Estados Unidos em 1970, tendo evoluído para um movimento ambiental global ao longo do último meio século. Atualmente, participam no Dia da Terra mais de 200.000 milhões de pessoas em todo o mundo, em múltiplas atividades relacionadas com a proteção ambiental e climática.

Show More